Pular para o conteúdo principal

PECADO OU PROBLEMA ?


O pecado é uma transgressão que cometemos contra Deus e a sua Palavra. O pecado traz problemas para quem o comete e pode levar a morte. Por isto, precisamos de arrependimento e perdão para sermos libertos. 

O pecado precisa ser tratado como tal. É Deus quem vai nos ajudar. Não se pode confundir o pecado como um problema psicólogico ou um desvio de comportamento. Muitos estão enganando a si mesmo pensando assim.

Imagine a situação. Alguém chega no psicólogo e diz:

- Doutor estou com problema! Eu traío minha mulher constantemente. 

Então o médico diz para ele:

- É assim mesmo! Muitos tem este problema! Não se preocupe! Tenta diminuir isto aos poucos! É um vício, não podemos parar de uma vez,  senão você passa mal.

E o paciente sai contente do consultório, afinal aquilo é um problema de ordem médica, ele não tem culpa de ser assim.  

Assim como esta situação podemos citar inúmeras. Podemos falar do homossexual que diz ter nascido assim. Também podemos falar do pedófilo, que tem um problema com crianças. Podemos falar daquele que se prostituí, que comete fornicação  e etc.  Todos justificam, dizendo que cometem tais erros por que tem um problema.É claro que tem! É o pecado! Ninguém quer assumir e se arrepender. Ninguém quer pagar o preço que envolve a mudança de atitude.

Para entendermos melhor vejamos a definição de pecado.

O que é o pecado?

"Todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus"(Romanos 3.23).  Pecado é um ato, pois "cada um é tentado, quando atraído e engodado pelo seu próprio desejo. Depois, havendo concebido o desejo, dá à luz o pecado; e o pecado, sendo consumado, gera a morte." (Tiago 1:14 e 15).

Observe que o pecado é concebido dentro do ser humano por vontade própria. O ser humano não nasceu nasceu com um problema. É o próprio indivíduo que gera o pecado dentro de sí.

Para que tenhamos salvação e desfrutemos da vida eterna, devemos tão somente crer "Pela graça sois salvos, por meio da fé..." (Efésios 2.8) que Jesus é nosso único e suficiente salvador, e confessar nossos pecados para sermos perdoados "Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça" (I João 1.9).

O pecado faz separação entre o homem e Deus. Não pode ficar encoberto! "O que encobre as suas transgressões nunca prosperará; mas o que as confessa e deixa alcançará misericórdia”. Provérbios 28:13.

Quando o pecado é tratado como um problema qualquer, o indivíduo se isenta de responsabilidade. Muitas igrejas hoje não entendem a razão do seu esfriamento. Não percebem que estão deixando o pecado tomar conta da situação e por isso não prosperam espiritualmente. O pecador precisa ser confrontado pelo seu erros.

Paulo confrontou a Igreja de Corinto devido a um caso assim. Estava existindo no meio da igreja um caso de incesto e ninguém tomou nenhuma ação.

"Geralmente se ouve que há entre vós fornicação, e fornicação tal, que nem ainda entre os gentios se nomeia, como é haver quem abuse da mulher de seu pai.
Estais ensoberbecidos, e nem ao menos vos entristecestes por não ter sido dentre vós tirado quem cometeu tal ação". (I Corintios 5.1-2)

Paulo repreendeu os irmãos. Precisavam tirar o pecado do meio deles. Precisavam corrigir aquele que estava cometendo tal erro. Mas, ao contrário disto não fizeram nada.

O pecado é uma doença que precisa ser tratado com um único remédio, Jesus Cristo! Mas, é preciso que o pecador queira tomar deste remédio. Não basta remorso, pois ele passa. É necessário arrependimento verdadeiro para que alcancemos a Graça de Deus em nossa vida.

Sem mais, fiquem na Paz!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O QUE EU FAÇO NÃO ENTENDES AGORA!

Pedro não estava entendendo o gesto de Jesus em lavar os pés dos discípulos e não queria aceitar aquela atitude do Mestre. Mas Jesus sabia o que estava fazendo e queria mostrar  mostrar algo mais para eles. “Respondeu-lhe Jesus: O que eu faço, tu não o sabes agora; mas depois o entenderás”  ( João 13.7 ) Quando Jesus nos promete algo, a nossa ansiedade nos leva a querer saber o que irá acontecer. Como Ele vai fazer? Quando vai ocorrer? Não raramente, acabamos por querer influenciar de alguma maneira, ou buscamos situações que se encaixam naquilo que Ele prometeu. Se é benção material, pensamos na origem do dinheiro. Como virá? Será que vou ganhar algum prêmio? Será que vou receber de alguém? Se é benção espiritual, achamos que acontecerá no dia em que vem um pregador de renome na igreja ou um irmão com dons espirituais. Quando não ocorre nestas ocasiões costumamos nos entristecer e desanimar. Em casos mais extremos pensamos até que não ocorrerá mais. Mas...

DEUS NÃO MUDA!

Depois de Deus tirar o povo de Israel do Egito, eles caminham pelo deserto por um tempo e chegam a terra prometida por Deus, porém, ao espionarem a terra ficam com medo de entrar devido ao relato de 10 espias. Então voltam ao deserto, recebem leis de Deus, aprendem a lutar, adquirem características de uma nação.  Passados 40 anos estão novamente diante da terra que Deus prometeu a eles! Para isso teriam que atravessar o Jordão. Moisés, seu guia, desde a saída do Egito, estava morto. Josué seu sucessor teria a responsabilidade de entrar na Terra! Moisés foi um grande líder levantado por Deus, falava com Ele face a face! Ele havia morrido, mas a promessa de Deus não morreu com ele!  Só um Deus que não muda pode dizer como Ele disse a Josué "Assim como fui com Moisés, serei contigo".  A imutabilidade é um dos atributos de Deus e não é transitivo. O ser humano não tem essa capacidade, o próprio Moisés não poderia ter prometido isso a Josué, mas Deus sim. Pense em De...

QUAL O FUTURO DE NOSSAS CRIANÇAS ? PARTE 3 - DESENHOS ANIMADOS

Os desenhos animados estão cada vez mais desanimadores. Estão muito longe daqueles que nos faziam sorrir e nos divertiam com seu humor simples e desprovido de malícias. A imagem ao lado é uma amostra do que ocorre atualmente e dos tipos de desenhos criados para o entretenimento de crianças e adolescentes. Este chama-se Firebreather - O Lança-Fogo e deve estreiar em maio no canal pago Cartoon Network. Como ocorre normalmente, depois de algum tempo o longa metragem provavelmente vai para a tv aberta. O menino ao centro é Duncam. Seu pai é Beloc, um tipo de rei dos dragões,que quer o filho seguindo seus passos, sua mãe uma mulher comum e quer ele tendo uma vida de adolescente normal. Com essa mistura o menino é meio dragão e meio homem e com seus poderes vai tentar salvar o mundo e enfrentar também o pai que é mal. Pense comigo! Que tipo de relação é esta em que um dragão e uma mulher geram um filho com poderes especiais? E que...