Pular para o conteúdo principal

QUAL O FUTURO DE NOSSAS CRIANÇAS ? PARTE 3 - DESENHOS ANIMADOS



Os desenhos animados estão cada vez mais desanimadores. Estão muito longe daqueles que nos faziam sorrir e nos divertiam com seu humor simples e desprovido de malícias. A imagem ao lado é uma amostra do que ocorre atualmente e dos tipos de desenhos criados para o entretenimento de crianças e adolescentes. Este chama-se Firebreather - O Lança-Fogo e deve estreiar em maio no canal pago Cartoon Network. Como ocorre normalmente, depois de algum tempo o longa metragem provavelmente vai para a tv aberta. O menino ao centro é Duncam. Seu pai é Beloc, um tipo de rei dos dragões,que quer o filho seguindo seus passos, sua mãe uma mulher comum e quer ele tendo uma vida de adolescente normal. Com essa mistura o menino é meio dragão e meio homem e com seus poderes vai tentar salvar o mundo e enfrentar também o pai que é mal.

Pense comigo! Que tipo de relação é esta em que um dragão e uma mulher geram um filho com poderes especiais? E que agora adolescente precisa decidir entre ser mal como o pai ou ser bom como a mãe? Ele sendo um monstro como pode viver normalmente ? Podem até dizer que não passa de uma estória, uma fantasia. Mas e daí? Que tipo de mensagem está sendo transmitida aos nossos filhos?

Imagem do filme
"Como treinar o seu dragão"
Este não é o primeiro filme em que um dragão é o herói! Já vários outros foram criados. Em todos, o relacionamento entre ser humano e dragão é amigável. Em alguns até se torna um bicho de estimação e assim por diante.

A bíblia nos mostra um dragão, também chamado de serpente e de Satanás, o Diabo.  "E houve batalha no céu; Miguel e os seus anjos batalhavam contra o dragão, e batalhavam o dragão e os seus anjos; Mas não prevaleceram, nem mais o seu lugar se achou nos céus. E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, chamada o Diabo, e Satanás, que engana todo o mundo; ele foi precipitado na terra, e os seus anjos foram lançados com ele. (Apocalipse 12.7-9)

A figura do dragão na biblia sempre esteve relacionada a Satanás e sua atuação maligna. Desde o começo sempre quis destruir o homem e tudo o que Deus criou. Ainda no capítulo 12 vemos que o dragão tenta destruir uma mulher e o filho que ela dá a luz que entendemos ser Jesus.
"E viu-se um grande sinal no céu: uma mulher vestida do sol, tendo a lua debaixo dos seus pés, e uma coroa de doze estrelas sobre a sua cabeça.
E estava grávida, e com dores de parto, e gritava com ânsias de dar à luz.
E viu-se outro sinal no céu; e eis que era um grande dragão vermelho, que tinha sete cabeças e dez chifres, e sobre as suas cabeças sete diademas.
E a sua cauda levou após si a terça parte das estrelas do céu, e lançou-as sobre a terra; e o dragão parou diante da mulher que havia de dar à luz, para que, dando ela à luz, lhe tragasse o filho.
E deu à luz um filho homem que há de reger todas as nações com vara de ferro; e o seu filho foi arrebatado para Deus e para o seu trono." (Apocalipse 12.1-5)

Quando analisamos este e outros desenhos, notamos que a maioria deles transmitem idéias contrárias a Palavra de Deus e ao que ensinamos aos nossos filhos. Não vou aqui generalizar, mas, infelizmente o mundo jaz no maligno e somos nós que devemos separar o que é bom do que é ruim. Muitos autores de desenhos colocam nos seus personagens traços de sua personalidade, comportamento ou do que acreditam. Alguns são satanistas declarados, pedófilos, homossexuais entre outras coisas. Note que os heróis infantis de hoje  são figuras sombrias, macabras, com carateristícas demoníacas e infelizes na sua vida. Mas isso é só o começo. Não é de hoje que se fala da Dysney e seus desenhos repletos de mensagens subliminares. Mensagens que não são perceptíveis  a olho nu mas que o cérebro capta e guarda, principalmente o de crianças.

Com tudo isto temos que ficar com a palavra de Deus, que nos ensina a não por coisas más diante dos nossos olhos e isto estende-se também aos nossos filhos. Devemos pensar somente no que é bom, reto e justo. O mal não pode ser chamado de bem e vice-versa (Isaías 5.21)

Você também concorda que os desenhos animados estão desanimadores? Então deixe aqui sua opinião!

Sem mais, fiquem na Paz

Postagens mais visitadas deste blog

O QUE EU FAÇO NÃO ENTENDES AGORA!

Pedro não estava entendendo o gesto de Jesus em lavar os pés dos discípulos e não queria aceitar aquela atitude do Mestre. Mas Jesus sabia o que estava fazendo e queria mostrar mostrar algo mais para eles.

“Respondeu-lhe Jesus: O que eu faço, tu não o sabes agora; mas depois o entenderás” (João 13.7)
Quando Jesus nos promete algo, a nossa ansiedade nos leva a querer saber o que irá acontecer, como Ele vai fazer, quando vai ocorrer. Não raramente acabamos por querer influenciar de alguma maneira. Buscamos situações que se encaixam naquilo que Ele prometeu. Se é benção material pensamos na origem do dinheiro, como virá, será que vou ganhar algum prêmio? Será que vou receber de alguém? Se é benção espiritual, achamos que acontecerá no dia em que vem um pregador de renome na igreja ou um irmão com dons espirituais. Quando não ocorre nestas ocasiões costumamos nos entristecer e desanimar e em casos mais extremos pensarmos que não ocorrerá mais.
Mas, não se preocupe! Em Isaías 55:9 está escrit…

PERDER PARA GANHAR!

Todo ser humano gosta de competir, mostrar força, inteligência e habilidade. Somos criados assim. Desde os primeiros anos escolares nos incentivam a sermos melhores na escola, nos jogos, nas brincadeiras. Na faculdade, somos levados a olhar nossos colegas de classe como concorrentes no mercado de trabalho e por isso precisamos ser melhor que eles e assim vai. Não aceitamos perder, temos que ganhar sempre.  Mas e quando a perda chega ? Como lidaremos com ela? Estamos preparados para perder?

Quando olhamos para a Igreja contemplamos muitos que permanecem na visão do ganhar sempre. Frequentam a igreja buscando conseguir carros, casas, bons salários, enfim, toda sorte de bençãos materiais.

Deus em sua infinita sabedoria não vê como o homem e consequentemente trabalha de maneira diferente.  O trabalhar de Deus na vida do homem envolve perdas. O o mais importante para Ele é a Salvação do ser humano.

"Pois, que aproveitaria ao homem ganhar todo o mundo e perder a sua alma?" Marcos …