Pular para o conteúdo principal

PERDER PARA GANHAR!

Todo ser humano gosta de competir, mostrar força, inteligência e habilidade. Somos criados assim. Desde os primeiros anos escolares nos incentivam a sermos melhores na escola, nos jogos, nas brincadeiras. Na faculdade, somos levados a olhar nossos colegas de classe como concorrentes no mercado de trabalho e por isso precisamos ser melhor que eles e assim vai. Não aceitamos perder, temos que ganhar sempre.  Mas e quando a perda chega ? Como lidaremos com ela? Estamos preparados para perder?

Quando olhamos para a Igreja contemplamos muitos que permanecem na visão do ganhar sempre. Frequentam a igreja buscando conseguir carros, casas, bons salários, enfim, toda sorte de bençãos materiais.

Deus em sua infinita sabedoria não vê como o homem e consequentemente trabalha de maneira diferente.  O trabalhar de Deus na vida do homem envolve perdas. O o mais importante para Ele é a Salvação do ser humano.

  "Pois, que aproveitaria ao homem ganhar todo o mundo e perder a sua alma?" Marcos 8:36

 Temos que aprender com a perda e saber conviver quando necessário. Deus não nos prometeu uma vida vitoriosa sempre, mas prometeu que  estaria conosco inclusive nos momentos mais difíceis. A bíblia nos mostra que existe até um tempo para perder:

  "Tempo de buscar, e tempo de perder; tempo de guardar, e tempo de lançar fora" Eclesiastes 3:6.

O momento de perda precisa ser aproveitado para o crescimento pessoal e espiritual. Observe que os países que nunca passaram por uma guerra são os que menos valorizam sua pátria. A guerra envolve perdas mesmo para os que saem vitoriosos.

Sabe aquela moedinha que fica no fundo da gaveta, que fica esparramada nas bolsas, que ninguém dá importância? Pois é, se estivermos passando fome e faltar dinheiro, com certeza lembraremos dela e nos alegraremos ao juntarmos todas e comprarmos um pão. Na perda aprendemos a valorizar, a amar, a persistir. E o mais importante, aprendemos a depender de Deus.

O apóstolo Paulo era um homem estudado, conhecedor da Lei de Moisés, aprendeu ao pés de Gamaliel que era muito conhecido e respeitado na época. Mas tudo isto não era importante para Paulo, depois que conheceu a Cristo, preferia perder tudo:

  "Mas o que para mim era ganho reputei-o perda por Cristo. E, na verdade, tenho também por perda todas as coisas, pela excelência do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; pelo qual sofri a perda de todas estas coisas, e as considero como escória, para que possa ganhar a Cristo." Filipenses 3.7-8

Portanto, se você está num processo de perda procure tirar lições disto e crescer. Não esqueça que Deus está ao seu lado para te ajudar. Lembre-se que com Ele a perda é ganho !

"Quem achar a sua vida perdê-la-á; e quem perder a sua vida, por amor de mim, achá-la-á" Mateus 10:39

Sem mais, fiquem na Paz!

Fábio  

Postagens mais visitadas deste blog

O QUE EU FAÇO NÃO ENTENDES AGORA!

Pedro não estava entendendo o gesto de Jesus em lavar os pés dos discípulos e não queria aceitar aquela atitude do Mestre. Mas Jesus sabia o que estava fazendo e queria mostrar mostrar algo mais para eles.

“Respondeu-lhe Jesus: O que eu faço, tu não o sabes agora; mas depois o entenderás” (João 13.7)
Quando Jesus nos promete algo, a nossa ansiedade nos leva a querer saber o que irá acontecer, como Ele vai fazer, quando vai ocorrer. Não raramente acabamos por querer influenciar de alguma maneira. Buscamos situações que se encaixam naquilo que Ele prometeu. Se é benção material pensamos na origem do dinheiro, como virá, será que vou ganhar algum prêmio? Será que vou receber de alguém? Se é benção espiritual, achamos que acontecerá no dia em que vem um pregador de renome na igreja ou um irmão com dons espirituais. Quando não ocorre nestas ocasiões costumamos nos entristecer e desanimar e em casos mais extremos pensarmos que não ocorrerá mais.
Mas, não se preocupe! Em Isaías 55:9 está escrit…