Pular para o conteúdo principal

DEUS NÃO MUDA!


Depois de Deus tirar o povo de Israel do Egito, eles caminham pelo deserto por um tempo e chegam a terra prometida por Deus, porém, ao espionarem a terra ficam com medo de entrar devido ao relato de 10 espias. Então voltam ao deserto, recebem leis de Deus, aprendem a lutar, adquirem características de uma nação. 
Passados 40 anos estão novamente diante da terra que Deus prometeu a eles! Para isso teriam que atravessar o Jordão. Moisés, seu guia, desde a saída do Egito, estava morto. Josué seu sucessor teria a responsabilidade de entrar na Terra!

Moisés foi um grande líder levantado por Deus, falava com Ele face a face! Ele havia morrido, mas a promessa de Deus não morreu com ele! 

Só um Deus que não muda pode dizer como Ele disse a Josué "Assim como fui com Moisés, serei contigo".  A imutabilidade é um dos atributos de Deus e não é transitivo. O ser humano não tem essa capacidade, o próprio Moisés não poderia ter prometido isso a Josué, mas Deus sim.

Pense em Deus como alguém que sempre esteve ali, ou que sempre está conosco! Moisés morreu, mas nada havia mudado, nada havia se perdido. Nada de Deus morre, quando um homem de Deus morre!

Não importa onde começou, Deus estava alí antes. Ele é o princípio e o Fim, o Todo Poderoso. 

A terra já havia sido prometida, onde eles pisassem seria dado por Deus a eles. Somente Deus pode prometer isso!

Por quê Deus não muda?

1.o. - Não está sujeito ao tempo!

Se alguma coisa muda, deve fazê-lo em alguma ordem cronológica. Deve haver um ponto no tempo antes da mudança e um ponto no tempo após. Portanto, para que a mudança ocorra, deve acontecer dentro das limitações de tempo, no entanto, Deus é eterno e existe fora das restrições de tempo.

Isaías 43.13 – Ainda antes que houvesse dia eu era e ninguém há que possa e nenhum há que possa livrar alguém das minhas mãos, agindo eu quem impedirá!

2.o. - É perfeito!

Se algo muda, deve mudar para melhor ou pior. Uma mudança que não faz diferença não é uma mudança. Para que a mudança ocorra algo necessário é adicionado, o que é uma mudança para melhor, ou algo necessário é perdido, o que é uma mudança para o pior.

3.o. - É Onisciente

Quando alguém muda de ideia, muitas vezes é porque nova informação veio à luz que não era anteriormente conhecida ou porque as circunstâncias mudaram e exigem uma atitude ou ação diferente. Deus não pode aprender algo novo que não já soubesse. Não significa afirmar que Ele é imóvel e age sempre da mesma maneira. Muito pelo contrário! A Bíblia revela Deus sempre em ação. De diferentes maneiras ele cumpre seus propósitos imutáveis!

4.o. - Ele é fiel!

Deus não tem picos de crise. Seu amor por nós não passa por baixas. A causa de não sermos destruídos é a imutabilidade divina. Se Deus nos tratasse segundos os nossos pecados, estaríamos arruinados.

Mas e a pandemia ! Ele é Fiel
Mas e a economia! Ele é Fiel
Perdi meu emprego! Ele é Fiel
Estou doente! Ele é Fiel
Perdi familiares! Ele é Fiel

Confie em Deus! Ele não muda!

Malaquias 3.6 - Porque eu, o Senhor, não mudo; por isso vós, ó filhos de Jacó, não sois consumidos.

Sem mais, fiquem na Paz!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O QUE EU FAÇO NÃO ENTENDES AGORA!

Pedro não estava entendendo o gesto de Jesus em lavar os pés dos discípulos e não queria aceitar aquela atitude do Mestre. Mas Jesus sabia o que estava fazendo e queria mostrar  mostrar algo mais para eles. “Respondeu-lhe Jesus: O que eu faço, tu não o sabes agora; mas depois o entenderás”  ( João 13.7 ) Quando Jesus nos promete algo, a nossa ansiedade nos leva a querer saber o que irá acontecer. Como Ele vai fazer? Quando vai ocorrer? Não raramente, acabamos por querer influenciar de alguma maneira, ou buscamos situações que se encaixam naquilo que Ele prometeu. Se é benção material, pensamos na origem do dinheiro. Como virá? Será que vou ganhar algum prêmio? Será que vou receber de alguém? Se é benção espiritual, achamos que acontecerá no dia em que vem um pregador de renome na igreja ou um irmão com dons espirituais. Quando não ocorre nestas ocasiões costumamos nos entristecer e desanimar. Em casos mais extremos pensamos até que não ocorrerá mais. Mas, não se

CONFIANDO EM CARROS E CAVALOS!

A superioridade de uma nação na guerra sempre é medida pelo seu poder bélico. Suas armas e todos os seus equipamentos são essenciais para mostrar a sua força. No passado também era assim. Não existiam armamentos desenvolvidos como os de hoje, mas as nações mais poderosas possuíam milhares de carros e cavalos e isto costumava amedrontar o possível inimigo, deixando-o em desvantagem mesmo antes do início da batalha. Quando lemos a bíblia, mais especificamente no livro de Deuteronômio capítulo 17,  vemos que a orientação de Deus para o rei e o povo de Israel era totalmente diferente. Ele determinava que o rei não deveria adquirir para si muitos carros e cavalos. Ordenava que não voltassem ao Egito, donde saíram, para buscar nenhum animal.  Entendemos a luz das escrituras que nos combates o povo israelita não deveria basear sua confiança em seus carros e cavalos como os outros povos, mas ela deveria estar única e exclusivamente no Deus que serviam e que os ajudava sempre q

NARCISISMO CRISTÃO

O que é Narcisismo? É uma palavra originada da mitologia grega. A lenda diz que Narciso era um jovem muito bonito, devido a isto muitas mulheres o desejavam, mas a todas ele esnobava. Um dia, viu sua imagem refletida em um lago e se apaixonou. Isto mesmo! Se apaixonou por ele mesmo, ficando ali parado, admirando-se até definhar e morrer. A palavra "narcisista" é bastante empregada na psicologia. Os indivíduos narcisistas são aqueles que se julgam grandiosos, com necessidade de admiração e que desprezam os outros, tornando-se arrogantes. Gostam de falar de si mesmos, ressaltando sempre suas qualidades e  contando vantagens das situações. Não se importam com o sofrimento das outras pessoas e muitas vezes precisam rebaixar e humilhar os outros para sentirem-se melhores. O apóstolo Paulo advertiu-nos que nos últimos dias existiriam muitas pessoas assim, inclusive no meio da igreja. "Sabe, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos.   Porque haverá h