Pular para o conteúdo principal

O DIA DAS COISAS PEQUENAS II - VENCENDO GIGANTES!




 “Porque quem despreza o dia das coisas pequenas?” (Zacarias 4:10)

No post anterior sobre o assunto em pauta vimos como Deus usa pequenas coisas para fazer grandes obras. Falamos sobre a escolha de Davi para ser rei de Israel e como ela foi conduzida por  Deus. Mas não para por aí, Deus em toda história confundiu e continua, aqueles que se dizem sábios, quando usa coisas vãs. Davi não imaginava, mas novamente o dia da coisas pequenas chegaria para ele.

Certo dia Jessé, pai de Davi, pede para ele levar comida aos seus irmãos e ao capitão do exército de Israel, pois estavam em guerra contra os filisteus. A bíblia nos mostra que havia no exército filisteu  um homem chamado Golias. Todos os dias saia no vale e desafiava o povo de Israel para a batalha. Mas, todos estavam com medo pois ele era um homem muito grande e seu armamento assustava. O homem media uns 03 metros. Sua armadura uns sessenta quilos. A ponta de sua lança uns 07 kg. Foram 40 dias desafiando quem quisesse lutar com ele, porém ninguém apareceu. Davi chega para entregar os mantimentos e ouve o desafio do gigante. Quis saber mais e foi repreendido pelos seus irmãos. Acharam que ele só queria olhar a guerra. Mas não, Davi acreditava no Deus que servia. Sabia que mesmo sendo moço e pequeno diante do gigante, Deus estava junto dele e isto por sí só já lhe dava coragem para lutar. Ele resolveu que enfrentaria o gigante, o rei Saul não acreditou, mas o moço contou-lhe como matou os animais selvagens que vieram atacar suas ovelhas. Saul então ofereceu sua armadura, Davi não conseguiu se movimentar com ela. Então, foi até o gigante somente com a sua funda e as pedras escolhidas na beira do riacho.

Veja que Davi, diferentemente do rei Saul e dos soldados de Israel, em nenhum momento olhou para o tamanho de Golias! Davi porém disse ao filisteu: Tu vens a mim com espada, com lança e com escudo; porém eu vou a ti em nome do Senhor dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem tens afrontado” (1Samuel 17.45).
  

"E sucedeu que, levantando-se o filisteu, e indo encontrar-se com Davi, apressou-se Davi, e correu ao combate, a encontrar-se com o filisteu. E Davi pôs a mão no alforje, e tomou dali uma pedra e com a funda lha atirou, e feriu o filisteu na testa, e a pedra se lhe encravou na testa, e caiu sobre o seu rosto em terra. Assim Davi prevaleceu contra o filisteu, com uma funda e com uma pedra, e feriu o filisteu, e o matou; sem que Davi tivesse uma espada na mão." (1 Samuel 17.48-50)

Aparentemente aos olhos humanos Davi estava em grande desvantagem, mas aquele era o dia das coisas pequenas!
Nas nossas vidas também temos os nossos gigantes para enfrentar. As doenças, os problemas familiares, desemprego, drogas, alcoolismo e etc. Tudo isto é muito grande para ser resolvido por nós, mas, servimos a um Deus poderoso que é maior que as difculdades. Não deixe que o problema se estenda. Observe que o gigante ficou durante 40 dias afrontando o povo de Israel. Existem problemas que ao acordarmos ele está lá, todo dia, não podemos deixá-lo dominar, mas temos que vencê-lo pelo poder do nome de Jesus. Deus aniquila todos seus gigantes, todos seus medos !

"Filhinhos, sois de Deus, e já os tendes vencido; porque maior é o que está em vós do que o que está no mundo." 1 João 4.4.

Lembre-se:

O que define a batalha não é a nossa estatura mas o tamanho do Deus a quem servimos !

Sem mais, fiquem na Paz!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O QUE EU FAÇO NÃO ENTENDES AGORA!

Pedro não estava entendendo o gesto de Jesus em lavar os pés dos discípulos e não queria aceitar aquela atitude do Mestre. Mas Jesus sabia o que estava fazendo e queria mostrar  mostrar algo mais para eles. “Respondeu-lhe Jesus: O que eu faço, tu não o sabes agora; mas depois o entenderás”  ( João 13.7 ) Quando Jesus nos promete algo, a nossa ansiedade nos leva a querer saber o que irá acontecer. Como Ele vai fazer? Quando vai ocorrer? Não raramente, acabamos por querer influenciar de alguma maneira, ou buscamos situações que se encaixam naquilo que Ele prometeu. Se é benção material, pensamos na origem do dinheiro. Como virá? Será que vou ganhar algum prêmio? Será que vou receber de alguém? Se é benção espiritual, achamos que acontecerá no dia em que vem um pregador de renome na igreja ou um irmão com dons espirituais. Quando não ocorre nestas ocasiões costumamos nos entristecer e desanimar. Em casos mais extremos pensamos até que não ocorrerá mais. Mas, não se

CONFIANDO EM CARROS E CAVALOS!

A superioridade de uma nação na guerra sempre é medida pelo seu poder bélico. Suas armas e todos os seus equipamentos são essenciais para mostrar a sua força. No passado também era assim. Não existiam armamentos desenvolvidos como os de hoje, mas as nações mais poderosas possuíam milhares de carros e cavalos e isto costumava amedrontar o possível inimigo, deixando-o em desvantagem mesmo antes do início da batalha. Quando lemos a bíblia, mais especificamente no livro de Deuteronômio capítulo 17,  vemos que a orientação de Deus para o rei e o povo de Israel era totalmente diferente. Ele determinava que o rei não deveria adquirir para si muitos carros e cavalos. Ordenava que não voltassem ao Egito, donde saíram, para buscar nenhum animal.  Entendemos a luz das escrituras que nos combates o povo israelita não deveria basear sua confiança em seus carros e cavalos como os outros povos, mas ela deveria estar única e exclusivamente no Deus que serviam e que os ajudava sempre q

NARCISISMO CRISTÃO

O que é Narcisismo? É uma palavra originada da mitologia grega. A lenda diz que Narciso era um jovem muito bonito, devido a isto muitas mulheres o desejavam, mas a todas ele esnobava. Um dia, viu sua imagem refletida em um lago e se apaixonou. Isto mesmo! Se apaixonou por ele mesmo, ficando ali parado, admirando-se até definhar e morrer. A palavra "narcisista" é bastante empregada na psicologia. Os indivíduos narcisistas são aqueles que se julgam grandiosos, com necessidade de admiração e que desprezam os outros, tornando-se arrogantes. Gostam de falar de si mesmos, ressaltando sempre suas qualidades e  contando vantagens das situações. Não se importam com o sofrimento das outras pessoas e muitas vezes precisam rebaixar e humilhar os outros para sentirem-se melhores. O apóstolo Paulo advertiu-nos que nos últimos dias existiriam muitas pessoas assim, inclusive no meio da igreja. "Sabe, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos.   Porque haverá h