Pular para o conteúdo principal

A ERA DA CAUTERIZAÇÃO DAS MENTES!


Um dos significados de cauterizar, segundo o dicionário, é tornar insensível a certos sentimentos. Esta falta de sentimento tem tomado conta das pessoas. O amor, a preocupação pelo próximo conforme Jesus nos ensinou já não é mais prioridade em nossos dias.  As pessoas estão cada vez mais materialistas, egoístas. Em busca de suas necessidades pessoais não olham  para aquele que está em maior dificuldade. É tanta violência, imoralidade, libertinagem, tanto desrepeito que não causam mais espanto. Tudo se torna normal, começa a fazer parte da vida. Isto é estar cauterizado!

Quando olhamos para a sociedade, percebemos que tudo tem levado a esta cauterização das mentes, ao egoísmo. As crianças desde cedo são influenciadas pelo consumismo desenfreado. Necessitam de telefones celulares, videogames de última geração, computadores. Aqueles que não podem comprar são excluídos da convivência. Nas familias o diálogo não existe mais. Isto faz com que sejam destruídas, pais se separem, filhos entrem nas drogas. Enquanto uns navegam na  internet, outros estão assistindo TV, outros jogando videogame, Ninguém conversa mais, não sentam para almoçar ou jantar juntos. Outro dia vi um cientista explicando que quando estamos em frente da TV recebemos informação que não são analisadas criticamente. Diferentemente dos outros meios de comunicação, a TV transmite a informação e nós guardamos direto, não importa se é certa ou errada,  armazenamos!

Agora junte tudo isto e o que temos? Temos mentes cauterizadas, sem sentimentos, moldadas por uma sociedade egoísta. São pessoas que não se importam mais com a violência, com o próximo, o importante é que ela esteja bem. Não sabem quem mora ao seu lado, não conhece seu vizinho, passam por crianças no semáforo pedindo ajuda, mas não é problema seu! Ficamos fechado em nossas casas e não percebemos que ao nosso redor pessoas precisam de ajuda, precisam ouvir uma palavra de conforto, precisam de um estímulo para viver.

Mas não tem que ser assim! "E não sede conformados com este mundo..." (Romanos 12.2). É isto mesmo, não podemos nos conformar, a nossa mente precisa ser renovada, o nosso entendimento. Não precisamos aceitar a situação. Nós somos limitados, realmente muitas vezes não podemos fazer tudo. Mas, servimos a um Deus que é poderoso para mudar situações e que não faz acepção de pessoas. Ele é o mesmo ontem, hoje e será eternamente. A resposta para esta sociedade cauterizada é um Jesus que liberta, que mostrou o amor verdadeiro morrendo numa cruz por aqueles que não mereciam para perdão dos pecados.  "Por que Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu único filho para que todo aquele que Nele crê, não pereça mas tenha a vida eterna" (João 3.16).

A igreja de Cristo, precisa fazer a diferença, e nós fazemos parte dela. É bom estar num culto ouvindo a palavra de Deus e recebendo conforto em nossos corações, mas não podemos guardar para nós. Assim como alguém nos falou do amor de Jesus Cristo, precisamos também falar para aquele que necessita. Quanto mais nos aproximamos de Cristo, mais nos parecemos com ele. É isso o que ele quer!

"Nisto está o amor, não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou a nós, e enviou seu Filho para propiciação pelos nossos pecados. Amados, se Deus assim nos amou, também nós devemos amar uns aos outros. Ninguém jamais viu a Deus; se nos amamos uns aos outros, Deus está em nós, e em nós é perfeito o seu amor." (1 João 4.10-12)

Precisamos ter a mente de Cristo "Porque, quem conheceu a mente do Senhor, para que possa instruí-lo? Mas nós temos a mente de Cristo."  (1 Corintios 2.16). 

Lembre-se:

Mente Cauterizada = Coração de Pedra
Coração de Pedra x Jesus = Quebrantamento 

"E dar-vos-ei um coração novo, e porei dentro de vós um espírito novo; e tirarei da vossa carne o coração de pedra, e vos darei um coração de carne." (Ezequiel 36.26)

Sem mais, fiquem na Paz !

Fábio

Postagens mais visitadas deste blog

O QUE EU FAÇO NÃO ENTENDES AGORA!

Pedro não estava entendendo o gesto de Jesus em lavar os pés dos discípulos e não queria aceitar aquela atitude do Mestre. Mas Jesus sabia o que estava fazendo e queria mostrar mostrar algo mais para eles.

“Respondeu-lhe Jesus: O que eu faço, tu não o sabes agora; mas depois o entenderás” (João 13.7)
Quando Jesus nos promete algo, a nossa ansiedade nos leva a querer saber o que irá acontecer, como Ele vai fazer, quando vai ocorrer. Não raramente acabamos por querer influenciar de alguma maneira. Buscamos situações que se encaixam naquilo que Ele prometeu. Se é benção material pensamos na origem do dinheiro, como virá, será que vou ganhar algum prêmio? Será que vou receber de alguém? Se é benção espiritual, achamos que acontecerá no dia em que vem um pregador de renome na igreja ou um irmão com dons espirituais. Quando não ocorre nestas ocasiões costumamos nos entristecer e desanimar e em casos mais extremos pensarmos que não ocorrerá mais.
Mas, não se preocupe! Em Isaías 55:9 está escrit…

PERDER PARA GANHAR!

Todo ser humano gosta de competir, mostrar força, inteligência e habilidade. Somos criados assim. Desde os primeiros anos escolares nos incentivam a sermos melhores na escola, nos jogos, nas brincadeiras. Na faculdade, somos levados a olhar nossos colegas de classe como concorrentes no mercado de trabalho e por isso precisamos ser melhor que eles e assim vai. Não aceitamos perder, temos que ganhar sempre.  Mas e quando a perda chega ? Como lidaremos com ela? Estamos preparados para perder?

Quando olhamos para a Igreja contemplamos muitos que permanecem na visão do ganhar sempre. Frequentam a igreja buscando conseguir carros, casas, bons salários, enfim, toda sorte de bençãos materiais.

Deus em sua infinita sabedoria não vê como o homem e consequentemente trabalha de maneira diferente.  O trabalhar de Deus na vida do homem envolve perdas. O o mais importante para Ele é a Salvação do ser humano.

"Pois, que aproveitaria ao homem ganhar todo o mundo e perder a sua alma?" Marcos …