Pular para o conteúdo principal

NÃO SOU REBELDE ! E VOCÊ ?

Ultimamente tenho visto diversas chamadas na TV Record da novela Rebelde que deve estrear ainda no mês de março. Será a versão brasileira desta criação de origem mexicana. A versão original já foi transmitida pelo SBT entre 2005 e 2006. Assim como na versão mexicana existia o RBD, grupo que fez muito sucesso entre o público jovem,  a brasileira também terá grupo musical e suas músicas divulgadas no mercado nacional. No final de toda chamada da novela um ator ou atriz integrante do elenco pergunta:

EU SOU REBELDE! E VOCÊ? 

Não vou aqui analisar a TV Record em si e o fato dela e seu proprietário serem ligados a uma igreja. Já temos visto que várias de suas atrações são desprovidas de padrões morais e a busca da liderança na audiência é o seu principal objetivo. Quero sim, fazer uma reflexão na questão da rebeldia que é exaltada na novela.

Segundo o dicionário,  rebelde é aquele que não obedece; que não se deixa domar; que não se submete. É indisciplinado; teimoso; bravo; obstinado. Pelos adjetivos já verificamos que ser rebelde não é nenhuma virtude, não é sinônimo de revolução, não é legal. Pelo que é divulgado sobre a novela verificamos que esta rebeldia não será motivada por causas nobres. Pelo contrário, uns serão movidos por vingança, outros por ambição, outros por revoltas e etc.

Sabemos que ser um adolescente, um jovem não é fácil. Muitos são os conflitos internos, necessidade de afirmação, aceitação entre outras coisas. É necessário nesta hora a compreensão dos pais, o amor, o diálogo, união, entre outras coisas. O que não precisamos é de uma novela que venha incentivar a rebeldia. Não queremos que nossos filhos tenham a idéia de que ser rebelde é bonito, é popular, está sempre rodeado de amigos, sempre se dá bem. Não queremos que os jovens sejam iludidos pela idéia de que viver sem regras é melhor. O jovem pode e deve questionar sim, mas ser rebelde é ir contra todas as diretrizes colocadas, contra as autoridades legitimamente constituídas. Ser rebelde é ir contra a palavra de Deus!  “Todo aquele que vive habitualmente no pecado também vive na rebeldia, pois o pecado é rebeldia.” I João 3:4

O rei Saul desobedeceu as ordens de Deus, não seguiu o que havia sido ordenado. Veja o que Deus disse para Saul através do profeta Samuel:

 "Tem porventura o SENHOR tanto prazer em holocaustos e sacrifícios, como em que se obedeça à palavra do SENHOR? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar; e o atender melhor é do que a gordura de carneiros. Porque a rebelião é como o pecado de feitiçaria, e o porfiar é como iniqüidade e idolatria. Porquanto tu rejeitaste a palavra do SENHOR, ele também te rejeitou a ti, para que não sejas rei."  I Samuel 15:22-23

Podemos observar que Deus compara a rebeldia ao pecado de feitiçaria ou seja é muito grave pois compromete a salvação de nossas almas. Vejamos o que a biblia diz:

“Ora, as obras da carne são manifestas, as quais são: a prostituição, a impureza, a lascívia, a idolatria, a feitiçaria, as inimizades, as contendas, os ciúmes, as iras, as facções, as dissensões, os partidos, as invejas, as bebedices, as orgias, e coisas semelhantes a estas, contra as quais vos previno, como já antes vos preveni, que os que tais coisas praticam não herdarão o reino de Deus.”
Gálatas 5:19-21

Sendo assim, precisamos ter cuidado em sermos obedientes a Deus, as autoridades constituídas e também ensinarmos nossos filhos assim. Lembre-se:

“Todo homem esteja sujeito às autoridades superiores; porque não há autoridade que não proceda de Deus; e as autoridades que existem foram por Ele instituídas. De modo que aquele que se opõe à autoridade, resistem à ordenação de Deus.”  Romanos 13.1-2

“Vós, filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isto é justo..." Efésios 6.1-3

"Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele". Provérbios 22:6

Com tudo isto, posso dizer: NÃO SOU REBELDE, E VOCÊ?

Sem mais, fiquem na Paz!

Fábio





Comentários

  1. Excelente mensagem!!!
    Infelizmente a TV está muito contaminada, temos que nos preservar e obedecer a Palavra que diz: Sede Santos...
    Porque: JESUS ESTÁ VOLTANDO!!!

    Seria uma honra receber sua visita e comentário.

    http://frutodoespirito9.blogspot.com/

    http://discipulodecristo7.blogspot.com/

    ***Shalom***

    ResponderExcluir
  2. Graça e Paz, amado em Cristo Jesus!

    É de uma infelicidade lamentável que as emissoras incentivem tanto o pecado, mas não é de todo surpresa à nós que conhecemos a verdade, pois sabemos quem é o principe deste mundo e suas intenções. Abstenhamo-nos, não é?

    Fica na paz!
    Abraço

    ResponderExcluir
  3. Lucy&Jorge, realmente temos que evitar por coisas más diante dos nossos olhos!

    Já comentei o blog e sou seguidor!

    Shalom!

    ResponderExcluir
  4. Paz do Senhor irmão Victor,

    realmente precisamos nos abster!

    Um abraço!

    Continue nos visitando!

    ResponderExcluir
  5. Olá Fabio,
    Concordo plenamente com esta colocação, infelizmente a record não visa o ganhar almas e sim visa ganhar publico, é uma pena pois seria uma arma poderosa contra o inimigo. Quanto a colocação no final, com certeza não sou rebelde.
    Fica com Deus.
    Ass. Wilson - Designer de Cristo

    ResponderExcluir
  6. Irmão Wilson,

    é verdade, a TV Record poderia ser uma arma contra o inimigo, mas infelizmente está sendo usada erroneamente.
    Graças a Deus não somos rebeldes!!

    Um abraço!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O QUE EU FAÇO NÃO ENTENDES AGORA!

Pedro não estava entendendo o gesto de Jesus em lavar os pés dos discípulos e não queria aceitar aquela atitude do Mestre. Mas Jesus sabia o que estava fazendo e queria mostrar  mostrar algo mais para eles. “Respondeu-lhe Jesus: O que eu faço, tu não o sabes agora; mas depois o entenderás”  ( João 13.7 ) Quando Jesus nos promete algo, a nossa ansiedade nos leva a querer saber o que irá acontecer. Como Ele vai fazer? Quando vai ocorrer? Não raramente, acabamos por querer influenciar de alguma maneira, ou buscamos situações que se encaixam naquilo que Ele prometeu. Se é benção material, pensamos na origem do dinheiro. Como virá? Será que vou ganhar algum prêmio? Será que vou receber de alguém? Se é benção espiritual, achamos que acontecerá no dia em que vem um pregador de renome na igreja ou um irmão com dons espirituais. Quando não ocorre nestas ocasiões costumamos nos entristecer e desanimar. Em casos mais extremos pensamos até que não ocorrerá mais. Mas, não se

CONFIANDO EM CARROS E CAVALOS!

A superioridade de uma nação na guerra sempre é medida pelo seu poder bélico. Suas armas e todos os seus equipamentos são essenciais para mostrar a sua força. No passado também era assim. Não existiam armamentos desenvolvidos como os de hoje, mas as nações mais poderosas possuíam milhares de carros e cavalos e isto costumava amedrontar o possível inimigo, deixando-o em desvantagem mesmo antes do início da batalha. Quando lemos a bíblia, mais especificamente no livro de Deuteronômio capítulo 17,  vemos que a orientação de Deus para o rei e o povo de Israel era totalmente diferente. Ele determinava que o rei não deveria adquirir para si muitos carros e cavalos. Ordenava que não voltassem ao Egito, donde saíram, para buscar nenhum animal.  Entendemos a luz das escrituras que nos combates o povo israelita não deveria basear sua confiança em seus carros e cavalos como os outros povos, mas ela deveria estar única e exclusivamente no Deus que serviam e que os ajudava sempre q

NARCISISMO CRISTÃO

O que é Narcisismo? É uma palavra originada da mitologia grega. A lenda diz que Narciso era um jovem muito bonito, devido a isto muitas mulheres o desejavam, mas a todas ele esnobava. Um dia, viu sua imagem refletida em um lago e se apaixonou. Isto mesmo! Se apaixonou por ele mesmo, ficando ali parado, admirando-se até definhar e morrer. A palavra "narcisista" é bastante empregada na psicologia. Os indivíduos narcisistas são aqueles que se julgam grandiosos, com necessidade de admiração e que desprezam os outros, tornando-se arrogantes. Gostam de falar de si mesmos, ressaltando sempre suas qualidades e  contando vantagens das situações. Não se importam com o sofrimento das outras pessoas e muitas vezes precisam rebaixar e humilhar os outros para sentirem-se melhores. O apóstolo Paulo advertiu-nos que nos últimos dias existiriam muitas pessoas assim, inclusive no meio da igreja. "Sabe, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos.   Porque haverá h