Pular para o conteúdo principal

NÃO SOU REBELDE ! E VOCÊ ?

Ultimamente tenho visto diversas chamadas na TV Record da novela Rebelde que deve estrear ainda no mês de março. Será a versão brasileira desta criação de origem mexicana. A versão original já foi transmitida pelo SBT entre 2005 e 2006. Assim como na versão mexicana existia o RBD, grupo que fez muito sucesso entre o público jovem,  a brasileira também terá grupo musical e suas músicas divulgadas no mercado nacional. No final de toda chamada da novela um ator ou atriz integrante do elenco pergunta:

EU SOU REBELDE! E VOCÊ? 

Não vou aqui analisar a TV Record em si e o fato dela e seu proprietário serem ligados a uma igreja. Já temos visto que várias de suas atrações são desprovidas de padrões morais e a busca da liderança na audiência é o seu principal objetivo. Quero sim, fazer uma reflexão na questão da rebeldia que é exaltada na novela.

Segundo o dicionário,  rebelde é aquele que não obedece; que não se deixa domar; que não se submete. É indisciplinado; teimoso; bravo; obstinado. Pelos adjetivos já verificamos que ser rebelde não é nenhuma virtude, não é sinônimo de revolução, não é legal. Pelo que é divulgado sobre a novela verificamos que esta rebeldia não será motivada por causas nobres. Pelo contrário, uns serão movidos por vingança, outros por ambição, outros por revoltas e etc.

Sabemos que ser um adolescente, um jovem não é fácil. Muitos são os conflitos internos, necessidade de afirmação, aceitação entre outras coisas. É necessário nesta hora a compreensão dos pais, o amor, o diálogo, união, entre outras coisas. O que não precisamos é de uma novela que venha incentivar a rebeldia. Não queremos que nossos filhos tenham a idéia de que ser rebelde é bonito, é popular, está sempre rodeado de amigos, sempre se dá bem. Não queremos que os jovens sejam iludidos pela idéia de que viver sem regras é melhor. O jovem pode e deve questionar sim, mas ser rebelde é ir contra todas as diretrizes colocadas, contra as autoridades legitimamente constituídas. Ser rebelde é ir contra a palavra de Deus!  “Todo aquele que vive habitualmente no pecado também vive na rebeldia, pois o pecado é rebeldia.” I João 3:4

O rei Saul desobedeceu as ordens de Deus, não seguiu o que havia sido ordenado. Veja o que Deus disse para Saul através do profeta Samuel:

 "Tem porventura o SENHOR tanto prazer em holocaustos e sacrifícios, como em que se obedeça à palavra do SENHOR? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar; e o atender melhor é do que a gordura de carneiros. Porque a rebelião é como o pecado de feitiçaria, e o porfiar é como iniqüidade e idolatria. Porquanto tu rejeitaste a palavra do SENHOR, ele também te rejeitou a ti, para que não sejas rei."  I Samuel 15:22-23

Podemos observar que Deus compara a rebeldia ao pecado de feitiçaria ou seja é muito grave pois compromete a salvação de nossas almas. Vejamos o que a biblia diz:

“Ora, as obras da carne são manifestas, as quais são: a prostituição, a impureza, a lascívia, a idolatria, a feitiçaria, as inimizades, as contendas, os ciúmes, as iras, as facções, as dissensões, os partidos, as invejas, as bebedices, as orgias, e coisas semelhantes a estas, contra as quais vos previno, como já antes vos preveni, que os que tais coisas praticam não herdarão o reino de Deus.”
Gálatas 5:19-21

Sendo assim, precisamos ter cuidado em sermos obedientes a Deus, as autoridades constituídas e também ensinarmos nossos filhos assim. Lembre-se:

“Todo homem esteja sujeito às autoridades superiores; porque não há autoridade que não proceda de Deus; e as autoridades que existem foram por Ele instituídas. De modo que aquele que se opõe à autoridade, resistem à ordenação de Deus.”  Romanos 13.1-2

“Vós, filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isto é justo..." Efésios 6.1-3

"Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele". Provérbios 22:6

Com tudo isto, posso dizer: NÃO SOU REBELDE, E VOCÊ?

Sem mais, fiquem na Paz!

Fábio





Postagens mais visitadas deste blog

O QUE EU FAÇO NÃO ENTENDES AGORA!

Pedro não estava entendendo o gesto de Jesus em lavar os pés dos discípulos e não queria aceitar aquela atitude do Mestre. Mas Jesus sabia o que estava fazendo e queria mostrar mostrar algo mais para eles.

“Respondeu-lhe Jesus: O que eu faço, tu não o sabes agora; mas depois o entenderás” (João 13.7)
Quando Jesus nos promete algo, a nossa ansiedade nos leva a querer saber o que irá acontecer, como Ele vai fazer, quando vai ocorrer. Não raramente acabamos por querer influenciar de alguma maneira. Buscamos situações que se encaixam naquilo que Ele prometeu. Se é benção material pensamos na origem do dinheiro, como virá, será que vou ganhar algum prêmio? Será que vou receber de alguém? Se é benção espiritual, achamos que acontecerá no dia em que vem um pregador de renome na igreja ou um irmão com dons espirituais. Quando não ocorre nestas ocasiões costumamos nos entristecer e desanimar e em casos mais extremos pensarmos que não ocorrerá mais.
Mas, não se preocupe! Em Isaías 55:9 está escrit…

PERDER PARA GANHAR!

Todo ser humano gosta de competir, mostrar força, inteligência e habilidade. Somos criados assim. Desde os primeiros anos escolares nos incentivam a sermos melhores na escola, nos jogos, nas brincadeiras. Na faculdade, somos levados a olhar nossos colegas de classe como concorrentes no mercado de trabalho e por isso precisamos ser melhor que eles e assim vai. Não aceitamos perder, temos que ganhar sempre.  Mas e quando a perda chega ? Como lidaremos com ela? Estamos preparados para perder?

Quando olhamos para a Igreja contemplamos muitos que permanecem na visão do ganhar sempre. Frequentam a igreja buscando conseguir carros, casas, bons salários, enfim, toda sorte de bençãos materiais.

Deus em sua infinita sabedoria não vê como o homem e consequentemente trabalha de maneira diferente.  O trabalhar de Deus na vida do homem envolve perdas. O o mais importante para Ele é a Salvação do ser humano.

"Pois, que aproveitaria ao homem ganhar todo o mundo e perder a sua alma?" Marcos …