quarta-feira, 22 de junho de 2011

NARCISISMO CRISTÃO

O que é Narcisismo?

É uma palavra originada da mitologia grega. A lenda diz que Narciso era um jovem muito bonito, devido a isto muitas mulheres o desejavam, mas a todas ele esnobava. Um dia, viu sua imagem refletida em um lago e se apaixonou. Isto mesmo! Se apaixonou por ele mesmo, ficando ali parado, admirando-se até definhar e morrer.

A palavra "narcisista" é bastante empregada na psicologia. Os indivíduos narcisistas são aqueles que se julgam grandiosos, com necessidade de admiração e que desprezam os outros, tornando-se arrogantes. Gostam de falar de si mesmos, ressaltando sempre suas qualidades e  contando vantagens das situações. Não se importam com o sofrimento das outras pessoas e muitas vezes precisam rebaixar e humilhar os outros para sentirem-se melhores.

O apóstolo Paulo advertiu-nos que nos últimos dias existiriam muitas pessoas assim, inclusive no meio da igreja.

"Sabe, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos.
  Porque haverá homens amantes de si mesmos..." (II Timóteo 3.1)

Estes amantes de sí mesmo, que estão no nosso meio, são os cristãos narcisistas. No começo se mostram piedosos, sábios, cheios do Espiríto Santo. Passado algum tempo, isto já não basta, a bíblia se torna insuficiente. Precisam de algo maior, por isso começam a buscar novas  doutrinas, novas descobertas através de revelações e visões. Não satisfazendo-se em suas denominações, criam seus próprios ministérios, novos cargos hierárquicos, afinal são quase semi-deuses (alguns já se consideram). Divulgam um entendimento da palavra Deus misturado, é claro, com sua sabedoria humana. Precisamos tomar cuidado, afastar-nos para não sermos contaminados.

"Tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. Destes afasta-te." (II Timóteo 3.5)

A soberba destes indivíduos é muito grande, sua sabedoria começa guiá-los por caminhos que desconhecem. O final deste tipo de cristão, como na lenda, é definhar e morrer espiritualmente. As suas doutrinas, criadas para atender seus próprios anseios, são incapazes de produzir força para a caminhada. Esquecem que o verdadeiro alimento vem de Deus e da Sua palavra. 

"A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito precede a queda."( Provérbios 16:18)

Tomemos cuidado com estes, ou para não nos tornarmos assim. A palavra de Deus faz com que sejamos pessoas melhores, mas não maiores que ninguém. Ela nos alimenta para crescermos como um todo e não apenas o nosso ego.

"Mas não sereis vós assim; antes o maior entre vós seja como o menor; e quem governa como quem serve." (Lucas 22:26)

Sem mais, fiquem na Paz!

Leia também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...