Pular para o conteúdo principal

NARCISISMO CRISTÃO

O que é Narcisismo?

É uma palavra originada da mitologia grega. A lenda diz que Narciso era um jovem muito bonito, devido a isto muitas mulheres o desejavam, mas a todas ele esnobava. Um dia, viu sua imagem refletida em um lago e se apaixonou. Isto mesmo! Se apaixonou por ele mesmo, ficando ali parado, admirando-se até definhar e morrer.

A palavra "narcisista" é bastante empregada na psicologia. Os indivíduos narcisistas são aqueles que se julgam grandiosos, com necessidade de admiração e que desprezam os outros, tornando-se arrogantes. Gostam de falar de si mesmos, ressaltando sempre suas qualidades e  contando vantagens das situações. Não se importam com o sofrimento das outras pessoas e muitas vezes precisam rebaixar e humilhar os outros para sentirem-se melhores.

O apóstolo Paulo advertiu-nos que nos últimos dias existiriam muitas pessoas assim, inclusive no meio da igreja.

"Sabe, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos.
  Porque haverá homens amantes de si mesmos..." (II Timóteo 3.1)

Estes amantes de sí mesmo, que estão no nosso meio, são os cristãos narcisistas. No começo se mostram piedosos, sábios, cheios do Espiríto Santo. Passado algum tempo, isto já não basta, a bíblia se torna insuficiente. Precisam de algo maior, por isso começam a buscar novas  doutrinas, novas descobertas através de revelações e visões. Não satisfazendo-se em suas denominações, criam seus próprios ministérios, novos cargos hierárquicos, afinal são quase semi-deuses (alguns já se consideram). Divulgam um entendimento da palavra Deus misturado, é claro, com sua sabedoria humana. Precisamos tomar cuidado, afastar-nos para não sermos contaminados.

"Tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. Destes afasta-te." (II Timóteo 3.5)

A soberba destes indivíduos é muito grande, sua sabedoria começa guiá-los por caminhos que desconhecem. O final deste tipo de cristão, como na lenda, é definhar e morrer espiritualmente. As suas doutrinas, criadas para atender seus próprios anseios, são incapazes de produzir força para a caminhada. Esquecem que o verdadeiro alimento vem de Deus e da Sua palavra. 

"A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito precede a queda."( Provérbios 16:18)

Tomemos cuidado com estes, ou para não nos tornarmos assim. A palavra de Deus faz com que sejamos pessoas melhores, mas não maiores que ninguém. Ela nos alimenta para crescermos como um todo e não apenas o nosso ego.

"Mas não sereis vós assim; antes o maior entre vós seja como o menor; e quem governa como quem serve." (Lucas 22:26)

Sem mais, fiquem na Paz!

Comentários

  1. Olá irmão Fabio!
    Boa reflexão aqui na postagem!
    É com tristeza que constatamos que muitos, inclusive na Igreja, querem ser admirados.
    Como os discípulos de outrora, andam procurando cargos e posições. É claro que isso não aplica a todos. Mas há um bom grupo de indivíduos, querendo ser destaques no nosso meio.
    A palavra que deve ficar é humildade.
    Se todos considerarmos os outros superiores, todos ficaríamos no mesmo nível!
    Abraços irmão

    ResponderExcluir
  2. Paz Irmão Saidy,

    Muitos tem buscado glória para sí ao invés de glorificar a Deus. Fomos chamados para servir como Jesus nos ensinou. Precisamos andar como Ele andou.

    Que Deus continue te abençoando e a toda família!

    ResponderExcluir
  3. Se seguirmos o conselho do apóstolo Paulo que diz em 1 Coríntios 11:1 "sede meu imitadores assim como sou de Cristo" Seríamos melhores como pessoa e Cristãos. Deixando para trás o ego e o exibicionismo, buscando sempre ser como Cristo.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O QUE EU FAÇO NÃO ENTENDES AGORA!

Pedro não estava entendendo o gesto de Jesus em lavar os pés dos discípulos e não queria aceitar aquela atitude do Mestre. Mas Jesus sabia o que estava fazendo e queria mostrar  mostrar algo mais para eles. “Respondeu-lhe Jesus: O que eu faço, tu não o sabes agora; mas depois o entenderás”  ( João 13.7 ) Quando Jesus nos promete algo, a nossa ansiedade nos leva a querer saber o que irá acontecer. Como Ele vai fazer? Quando vai ocorrer? Não raramente, acabamos por querer influenciar de alguma maneira, ou buscamos situações que se encaixam naquilo que Ele prometeu. Se é benção material, pensamos na origem do dinheiro. Como virá? Será que vou ganhar algum prêmio? Será que vou receber de alguém? Se é benção espiritual, achamos que acontecerá no dia em que vem um pregador de renome na igreja ou um irmão com dons espirituais. Quando não ocorre nestas ocasiões costumamos nos entristecer e desanimar. Em casos mais extremos pensamos até que não ocorrerá mais. Mas, não se

CONFIANDO EM CARROS E CAVALOS!

A superioridade de uma nação na guerra sempre é medida pelo seu poder bélico. Suas armas e todos os seus equipamentos são essenciais para mostrar a sua força. No passado também era assim. Não existiam armamentos desenvolvidos como os de hoje, mas as nações mais poderosas possuíam milhares de carros e cavalos e isto costumava amedrontar o possível inimigo, deixando-o em desvantagem mesmo antes do início da batalha. Quando lemos a bíblia, mais especificamente no livro de Deuteronômio capítulo 17,  vemos que a orientação de Deus para o rei e o povo de Israel era totalmente diferente. Ele determinava que o rei não deveria adquirir para si muitos carros e cavalos. Ordenava que não voltassem ao Egito, donde saíram, para buscar nenhum animal.  Entendemos a luz das escrituras que nos combates o povo israelita não deveria basear sua confiança em seus carros e cavalos como os outros povos, mas ela deveria estar única e exclusivamente no Deus que serviam e que os ajudava sempre q