Pular para o conteúdo principal

MARCADOS PARA LEMBRAR


É dificil alguém que não se esquece das coisas. Por mais que se tenha uma boa memória, existem momentos que alguma coisa passa desapercebida. Para não perder a hora, compromissos, atrasar pagamentos de divídas, esquecer de um convite para um evento, entre outras coisas, as pessoas utilizam-se de alguns meios. Pode ser um despertador, uma agenda, grudar documentos na porta da geladeira. Algumas pessoas até amarram uma fita na roupa ou no relógio. Tudo isto, para não esquecer.

Quando Deus age na nossa vida, Ele sempre deixa uma marca. Ela funcionará como um lembrete que pode ser visível ou não, mas sempre estará lá. A função é mostrar que Deus trabalhou ao nosso favor em determinada situação e o fará  novamente, se preciso for.  Assim, quando enfrentarmos um problema, uma dificuldade, olharemos para aquela marca e  lembraremos que Deus é maior que tudo, que Ele faz o impossível e vai nos ajudar.

As vezes esta marca incomoda, mas é necessária. O apóstolo Paulo sabia bem o que era isso:
"Desde agora ninguém me inquiete; porque trago no meu corpo as marcas do Senhor Jesus." (Galatas 6.17). Paulo as trazia para não se engrandecer, sabia que dependia da Graça de Deus, mas era bom sempre lembrar.

Deus tem deixado lembretes por toda nossa vida. Todas as lições aprendidas tem seu marco principal. O povo de Israel quando saiu do Egito passou por muitas lutas e teve muitos livramentos. Porém, adiante, quando se deparavam com dificuldades, esqueciam-se do que Deus fizera e murmuravam. Por isto mesmo, Ele mandou levantarem monumentos, marcos, altares, tudo em memória de cada fase da caminhada no deserto. As festas que Deus instituiu tinham o mesmo propósito. Também ordenou que se contasse toda a história de Israel desde o início de geração em geração. "Ponde, pois, estas minhas palavras no vosso coração e na vossa alma, e atai-as por sinal na vossa mão, para que estejam por frontais entre os vossos olhos. E ensinai-as a vossos filhos, falando delas assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te, e levantando-te;" (Deuteronomio 11.18-19)

Davi não foi diferente, tinha também várias marcas na sua vida. Elas não permitiam que ele se esquecesse de nada. "Bendize, ó minha alma, ao SENHOR, e não te esqueças de nenhum de seus benefícios." (Salmos 103.2).

 Assim, se você está em dificuldades que tem te marcado, não se preocupe. Deus pode mudar a situação e curar as feridas, mas deixará sempre um lembrete da Sua infinita Graça.

Sem mais, fiquem na Paz!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O QUE EU FAÇO NÃO ENTENDES AGORA!

Pedro não estava entendendo o gesto de Jesus em lavar os pés dos discípulos e não queria aceitar aquela atitude do Mestre. Mas Jesus sabia o que estava fazendo e queria mostrar  mostrar algo mais para eles. “Respondeu-lhe Jesus: O que eu faço, tu não o sabes agora; mas depois o entenderás”  ( João 13.7 ) Quando Jesus nos promete algo, a nossa ansiedade nos leva a querer saber o que irá acontecer. Como Ele vai fazer? Quando vai ocorrer? Não raramente, acabamos por querer influenciar de alguma maneira, ou buscamos situações que se encaixam naquilo que Ele prometeu. Se é benção material, pensamos na origem do dinheiro. Como virá? Será que vou ganhar algum prêmio? Será que vou receber de alguém? Se é benção espiritual, achamos que acontecerá no dia em que vem um pregador de renome na igreja ou um irmão com dons espirituais. Quando não ocorre nestas ocasiões costumamos nos entristecer e desanimar. Em casos mais extremos pensamos até que não ocorrerá mais. Mas...

DEUS NÃO MUDA!

Depois de Deus tirar o povo de Israel do Egito, eles caminham pelo deserto por um tempo e chegam a terra prometida por Deus, porém, ao espionarem a terra ficam com medo de entrar devido ao relato de 10 espias. Então voltam ao deserto, recebem leis de Deus, aprendem a lutar, adquirem características de uma nação.  Passados 40 anos estão novamente diante da terra que Deus prometeu a eles! Para isso teriam que atravessar o Jordão. Moisés, seu guia, desde a saída do Egito, estava morto. Josué seu sucessor teria a responsabilidade de entrar na Terra! Moisés foi um grande líder levantado por Deus, falava com Ele face a face! Ele havia morrido, mas a promessa de Deus não morreu com ele!  Só um Deus que não muda pode dizer como Ele disse a Josué "Assim como fui com Moisés, serei contigo".  A imutabilidade é um dos atributos de Deus e não é transitivo. O ser humano não tem essa capacidade, o próprio Moisés não poderia ter prometido isso a Josué, mas Deus sim. Pense em De...

CONFIANDO EM CARROS E CAVALOS!

A superioridade de uma nação na guerra sempre é medida pelo seu poder bélico. Suas armas e todos os seus equipamentos são essenciais para mostrar a sua força. No passado também era assim. Não existiam armamentos desenvolvidos como os de hoje, mas as nações mais poderosas possuíam milhares de carros e cavalos e isto costumava amedrontar o possível inimigo, deixando-o em desvantagem mesmo antes do início da batalha. Quando lemos a bíblia, mais especificamente no livro de Deuteronômio capítulo 17,  vemos que a orientação de Deus para o rei e o povo de Israel era totalmente diferente. Ele determinava que o rei não deveria adquirir para si muitos carros e cavalos. Ordenava que não voltassem ao Egito, donde saíram, para buscar nenhum animal.  Entendemos a luz das escrituras que nos combates o povo israelita não deveria basear sua confiança em seus carros e cavalos como os outros povos, mas ela deveria estar única e exclusivamente no Deus que serviam e que os ajudava...