MARCADOS PARA LEMBRAR


É dificil alguém que não se esquece das coisas. Por mais que se tenha uma boa memória, existem momentos que alguma coisa passa desapercebida. Para não perder a hora, compromissos, atrasar pagamentos de divídas, esquecer de um convite para um evento, entre outras coisas, as pessoas utilizam-se de alguns meios. Pode ser um despertador, uma agenda, grudar documentos na porta da geladeira. Algumas pessoas até amarram uma fita na roupa ou no relógio. Tudo isto, para não esquecer.

Quando Deus age na nossa vida, Ele sempre deixa uma marca. Ela funcionará como um lembrete que pode ser visível ou não, mas sempre estará lá. A função é mostrar que Deus trabalhou ao nosso favor em determinada situação e o fará  novamente, se preciso for.  Assim, quando enfrentarmos um problema, uma dificuldade, olharemos para aquela marca e  lembraremos que Deus é maior que tudo, que Ele faz o impossível e vai nos ajudar.

As vezes esta marca incomoda, mas é necessária. O apóstolo Paulo sabia bem o que era isso:
"Desde agora ninguém me inquiete; porque trago no meu corpo as marcas do Senhor Jesus." (Galatas 6.17). Paulo as trazia para não se engrandecer, sabia que dependia da Graça de Deus, mas era bom sempre lembrar.

Deus tem deixado lembretes por toda nossa vida. Todas as lições aprendidas tem seu marco principal. O povo de Israel quando saiu do Egito passou por muitas lutas e teve muitos livramentos. Porém, adiante, quando se deparavam com dificuldades, esqueciam-se do que Deus fizera e murmuravam. Por isto mesmo, Ele mandou levantarem monumentos, marcos, altares, tudo em memória de cada fase da caminhada no deserto. As festas que Deus instituiu tinham o mesmo propósito. Também ordenou que se contasse toda a história de Israel desde o início de geração em geração. "Ponde, pois, estas minhas palavras no vosso coração e na vossa alma, e atai-as por sinal na vossa mão, para que estejam por frontais entre os vossos olhos. E ensinai-as a vossos filhos, falando delas assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te, e levantando-te;" (Deuteronomio 11.18-19)

Davi não foi diferente, tinha também várias marcas na sua vida. Elas não permitiam que ele se esquecesse de nada. "Bendize, ó minha alma, ao SENHOR, e não te esqueças de nenhum de seus benefícios." (Salmos 103.2).

 Assim, se você está em dificuldades que tem te marcado, não se preocupe. Deus pode mudar a situação e curar as feridas, mas deixará sempre um lembrete da Sua infinita Graça.

Sem mais, fiquem na Paz!