A IGREJA E OS VELHOS


Temos observado que no Brasil e na maior parte do mundo a expectativa de vida tem aumentado gradativamente. Isto é bom, as pessoas estão vivendo mais! Nas igrejas vemos o reflexo disto também. Pastores, obreiros e membros de idade avançada estão nas nossas igrejas para cultuar a Deus. Porém, vemos que a maior parte estão esquecidos, pois perderam o vigor da suas forças e já não podem fazer tanto pela igreja. As atividades, trabalhos, festividades são feitas para atender os mais jovens.

Apesar de suas mentes, raciocionio, seu corpos não serem como antes, nunca poderemos esquecer as contribuições dos nossos irmãos idosos para o crescimento da igreja. Se não fossem por eles o evangelho não teria nos alcançado.

Estes irmãos enfrentavam sol, chuva, longas caminhadas, animais selvagens. Acordavam de madrugada para ir pregar o evangelho em locais distantes onde depois tornaram-se igrejas. Ao contrário de muitos hoje, não desistiam frente as dificuldades, faziam coisas que não fazemos  mesmo tendo carro e outras facilidades. Hoje eles estão no nosso meio. São aqueles velhos irmãos, pastores, considerados por muitos como chatos, implicantes, antiquados e que só pegam no pé. Mas que na verdade só querem zelar pelo que ajudaram construir pela misericórdia de Deus.

Davi preocupado com sua velhice, pediu para Deus não desampará-lo. "Não me rejeites no tempo da velhice; não me desampares, quando se for acabando a minha força (Salmos 71.9)". Mas Deus guarda os velhos: 'E até à velhice eu serei o mesmo, e ainda até às cãs eu vos carregarei; eu vos fiz, e eu vos levarei, e eu vos trarei, e vos livrarei (Isaías. 46.4)

Os cabelos brancos são a beleza dos velhos: "A glória do jovem é a sua força; e a beleza dos velhos são as cãs.(Provérbios 20.29)".

Na cultura oriental os velhos são mais valorizados pois com eles está a sabedoria. Roboão não quis seguir o conselho dos anciãos, tomou uma decisão errada que provocou a revolta do povo e a divisão do reino(I Reis 12.8).Vamos olhar para os velhos, respeitá-los e aprender com eles, pois tem muito a nos ensinar.

Sem mais, fiquem na Paz!

Obs. Não sou tão velho, mas um dia chego lá....(risos)