Pular para o conteúdo principal

AINDA EXISTE ESPERANÇA ?

Resultado de imagem para existe esperança


Esperança é o ato de aguardar algo que se deseja. Esperar pode ser fácil ou dificil. Tudo vai depender do que se espera, do quanto é necessário ou importante, de quanto tempo está demorando.

Vivemos uma época de pessoas ansiosas. Muitas doenças que atingem a população hoje são de ordem psicológica e relacionadas a ansiedade. Queremos que tudo aconteça rápido. Nas empresas somos cobrados por agilidade,  nossos objetivos precisam ser alcançados logo e caso não ocorra nos entristecemos. Vemos pessoas que recorrem as drogas para não enfrentar suas frustações. Outras querem ganhar dinheiro fácil e entram para o crime. Meninas se prostituem trocando seu corpo por um celular do momento. Pessoas entram em divídas que não conseguem saldar para ter um carro zero e assim por diante. Em Provérbios 13 e verso 12 diz: " A esperança adiada desfalece o coração, mas o desejo atendido é árvore de vida."  A espera quando é adiada realmente pode fazer adoecer, a pessoa se entristece, não quer esperar mais. Mas Deus nos ensina através de sua palavra que não podemos desistir e a nossa esperança precisa estar Nele. O Salmo 39:7 diz  “ Agora, pois, SENHOR, que espero eu? A minha esperança está em ti."

Todos nós temos alguma necessidade, seja de ordem espiritual, material ou fisíca, mas ela precisa ser entregue para Jesus. Somente ele pode suprir todas a nossas necessidades. Enquanto esperamos estamos sendo transformados por Deus. Vejamos Romanos 5 do versículo 1 ao 5 "Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo; Pelo qual também temos entrada pela fé a esta graça, na qual estamos firmes, e nos gloriamos na esperança da glória de Deus.E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a paciência, E a paciência a experiência, e a experiência a esperança. E a esperança não traz confusão, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado."


BENEFÍCIOS DOS QUE ESPERAM EM DEUS!


O SENHOR ESTÁ OLHANDO PARA ELES!

Quando esperamos algo de Deus, independentemente Dele responder logo ou não, está sempre olhando para nós, não vai deixar faltar nada pois nos contempla e sabe o que precisamos!

Salmos 33:18 “ Eis que os olhos do SENHOR estão sobre os que o temem, sobre os que esperam na sua misericórdia."

O SENHOR INCLINA-SE PARA ELES!

Sabe o que significa isto? Significa que no tempo certo Deus vai atender. Sabe qual é o tempo certo? O tempo certo é o de Deus! Ele além de estar sempre olhando para nós, também se inclina para ajudar, move-se do seu lugar por amor a nós e nos tira da situação que estamos. Mas, temos que esperar com paciência. Diz o Salmo 40 e o verso 1 "Esperei com paciência no SENHOR, e ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor."

O SENHOR SE AGRADA DOS QUE ESPERAM!

Salmos 147 e verso 11" O SENHOR se agrada dos que o temem e dos que esperam na sua misericórdia."

Precisamos aguardar por Deus, não podemos desistir antes do tempo. Daniel precisou orar 21 dias para receber uma resposta de Deus. E se ele tivesse desistido no terceiro ou quarto dia? ou no vigésimo dia? Com certeza não receberia a resposta, pois o anjo que a trazia travou uma grande batalha para chegar até ele. Daniel 10 versículo 13 está escrito"Então me disse: Não temas, Daniel, porque desde o primeiro dia em que aplicaste o teu coração a compreender e a humilhar-te perante o teu Deus, são ouvidas as tuas palavras; e eu vim por causa das tuas palavras.Mas o príncipe do reino da Pérsia me resistiu vinte e um dias, e eis que Miguel, um dos primeiros príncipes, veio para ajudar-me, e eu fiquei ali com os reis da Pérsia.

Lembra do dia de Pentecostes? Jesus disse aos discípulos: "Ficai em Jerusalem até que do alto sejais revestidos de poder." Eles obedeceram permanecendo lá e a promessa se cumpriu na vida deles. Mas e se alguém tivesse ido embora? Com certeza não teria recebido. Saibamos esperar no senhor que  isto é agradavel a Ele.

O QUE ESPERA TEM LIVRAMENTO!

Não pense você que enquanto esperamos Deus não está fazendo nada. Pelo contrário, ele está  livrando de tudo o que vem contra nós.
Provérbios 20:22 "Não digas: Vingar-me-ei do mal; espera pelo SENHOR, e ele te livrará."


O QUE ESPERA RENOVA SUAS FORÇAS !

Isaías 40:31 – “Os que esperam no Senhor renovarão suas forças....”

Quando Moisés separou 12 homens, um de cada tribo de Israel, para espiar a terra que Deus prometeu dar a eles, Calebe foi um deles. Eles espiaram a terra e retornaram. Somente Josué e Calebe estavam  confiantes que Deus a entregaria nas suas mãos. Os outros espias voltaram dizendo o contrário, amedrontando o povo. Por fim o povo não quis entrar e quase mataram Josué e Calebe por sua fé. Por este motivo tiveram que andar no deserto mais de 40 anos para voltar a terra novamente. É interessante notar que Josué e Calebe esperaram para entrar na terra prometida por causa do povo e mesmo assim não desistiram. Passado o tempo estão lá novamente. Calebe já era de idade avançada, uns 85 anos, mas a sua fé não mudou. Veja o que ele diz no livro de Josué 14.10-13  "E agora eis que o SENHOR me conservou em vida, como disse; quarenta e cinco anos são passados, desde que o SENHOR falou esta palavra a Moisés, andando Israel ainda no deserto; e agora eis que hoje tenho já oitenta e cinco anos; E ainda hoje estou tão forte como no dia em que Moisés me enviou; qual era a minha força então, tal é agora a minha força, tanto para a guerra como para sair e entrar. Agora, pois, dá-me este monte de que o SENHOR falou aquele dia; pois naquele dia tu ouviste que estavam ali os anaquins, e grandes e fortes cidades. Porventura o SENHOR será comigo, para os expulsar, como o SENHOR disse. E Josué o abençoou, e deu a Calebe, filho de Jefoné, a Hebrom em herança.

Será que conseguiríamos esperar tanto tempo por algo prometido por Deus? Calebe é um exemplo de força renovada por Deus. Vamos seguir o seu exemplo!

O SENHOR TRABALHA PARA AQUELES QUE ESPERAM NELE!

Isaías 64.4 “Porque desde a antiguidade não se ouviu, nem com ouvidos se percebeu, nem com os olhos se viu um Deus além de ti que trabalha para aquele que Nele espera."

Devemos sempre aguardar o agir de Deus. Muitas vezes oramos pedindo a Ele que resolva determinada situação. Então, esperamos um dia, dois, uma semana, um mês. Pronto, acaba a paciência e então tentamos fazer do nosso jeito e a situação piora. Deus está trabalhando por nós e a nossa parte é continuarmos no caminho confiando que Ele vai fazer o que necessitamos conforme sua vontade. O Salmo 37.5-7 diz "Entrega o teu caminho ao SENHOR; confia nele, e ele tudo fará.E Ele fará sobressair a tua justiça como a luz, e o teu juízo como o meio-dia. Descansa no SENHOR, e espera Nele..."


Quando entregamos nossa vida a Jesus Cristo, também precisamos entregar nossas dúvidas, anseios, preocupações, ou seja, tudo! Saiba que em Cristo nós temos esperança até quando morrermos.  
Provérbios 14:32"O Justo até na sua morte tem Esperança."
 

Sem mais, fiquem na Paz!








Postagens mais visitadas deste blog

O QUE EU FAÇO NÃO ENTENDES AGORA!

Pedro não estava entendendo o gesto de Jesus em lavar os pés dos discípulos e não queria aceitar aquela atitude do Mestre. Mas Jesus sabia o que estava fazendo e queria mostrar mostrar algo mais para eles.

“Respondeu-lhe Jesus: O que eu faço, tu não o sabes agora; mas depois o entenderás” (João 13.7)
Quando Jesus nos promete algo, a nossa ansiedade nos leva a querer saber o que irá acontecer, como Ele vai fazer, quando vai ocorrer. Não raramente acabamos por querer influenciar de alguma maneira. Buscamos situações que se encaixam naquilo que Ele prometeu. Se é benção material pensamos na origem do dinheiro, como virá, será que vou ganhar algum prêmio? Será que vou receber de alguém? Se é benção espiritual, achamos que acontecerá no dia em que vem um pregador de renome na igreja ou um irmão com dons espirituais. Quando não ocorre nestas ocasiões costumamos nos entristecer e desanimar e em casos mais extremos pensarmos que não ocorrerá mais.
Mas, não se preocupe! Em Isaías 55:9 está escrit…

PERDER PARA GANHAR!

Todo ser humano gosta de competir, mostrar força, inteligência e habilidade. Somos criados assim. Desde os primeiros anos escolares nos incentivam a sermos melhores na escola, nos jogos, nas brincadeiras. Na faculdade, somos levados a olhar nossos colegas de classe como concorrentes no mercado de trabalho e por isso precisamos ser melhor que eles e assim vai. Não aceitamos perder, temos que ganhar sempre.  Mas e quando a perda chega ? Como lidaremos com ela? Estamos preparados para perder?

Quando olhamos para a Igreja contemplamos muitos que permanecem na visão do ganhar sempre. Frequentam a igreja buscando conseguir carros, casas, bons salários, enfim, toda sorte de bençãos materiais.

Deus em sua infinita sabedoria não vê como o homem e consequentemente trabalha de maneira diferente.  O trabalhar de Deus na vida do homem envolve perdas. O o mais importante para Ele é a Salvação do ser humano.

"Pois, que aproveitaria ao homem ganhar todo o mundo e perder a sua alma?" Marcos …