Pular para o conteúdo principal

PASSANDO O DESERTO!


É comum no meio evangélico ouvirmos que o deserto é a escola do crente. Analisando a trajetória do povo de Israel no deserto e o que vivenciaram lá e também o que aconteceu na vida de muitos homens na bíblia que por lá passaram, podemos facilmente aceitar isto como verdade e tirar preciosas lições deste conceito.

Quando falamos em deserto sempre temos em mente um local de dificuldades, ermo, cheio de perigos, lugar de contrastes extremos, falta de alimentação e etc. Realmente, o deserto é tudo isso e muito mais. Em nossa vida hoje ele representa as lutas, provas e toda a dificuldade que passamos. Por isso mesmo, muitos querem pular esta fase. Querem ir direto ao objetivo.

Esta é uma fase que não pode ser desprezada. A cada dia temos novas experiências. Alí aprendemos a esperar com paciência, a confiar, a guerrear com os inimigos, a obedecer. Também aprendemos a viver com o pouco, a administrar conflitos. Observe que o crescimento é gradativo e constante. Muitas vezes não temos a quem pedir socorro senão a Deus. Com isto nos tornamos mais dependentes Dele e O conhecemos melhor, proporcionando um crescimento espiritual que nem um outro local nos dará.

A importância deste período é tão grande que se alguma lição não for aprendida devemos ficar mais um pouco até finalizarmos. Foi o que aconteceu com o povo de Israel. Chegando na terra prometida, ficaram com medo e não quiserem entrar para possuí-la conforme Deus havia prometido. Duvidaram da promessa de Deus e por isso tiveram que ficar mais 40 anos no deserto.

Para se atingir objetivos é preciso alcançar as metas. Elas são pontos cruciais na caminhada que nos direcionam e nos fazem seguir para o alvo. Deus tem estabelecido metas para nós.Porém, muitas vezes não queremos cumpri-lás. Queremos passar direto ao objetivo. Mas, Deus em sua onisciência, conhece-nos e sabe que as vezes não podemos receber algo que não estamos preparado.

A escola do deserto, assim como a escola na forma que conhecemos, não concede diploma de término de curso aqueles que não passaram por todas as fases. Também na escola que conhecemos não é permitido pular da 3.a para a 5.a série, pois todas são importantes. Assim, se você está passando pela escola no deserto, lembre-se que Deus é o seu professor e está junto a você para aquilo que precisar. E se você seguir obediente e passar por todas as metas que ele tem proposto, com certeza receberá o diploma da promessa que Ele tem guardado para você.

Sem mais, fiquem na Paz!

Postagens mais visitadas deste blog

O QUE EU FAÇO NÃO ENTENDES AGORA!

Pedro não estava entendendo o gesto de Jesus em lavar os pés dos discípulos e não queria aceitar aquela atitude do Mestre. Mas Jesus sabia o que estava fazendo e queria mostrar mostrar algo mais para eles.

“Respondeu-lhe Jesus: O que eu faço, tu não o sabes agora; mas depois o entenderás” (João 13.7)
Quando Jesus nos promete algo, a nossa ansiedade nos leva a querer saber o que irá acontecer, como Ele vai fazer, quando vai ocorrer. Não raramente acabamos por querer influenciar de alguma maneira. Buscamos situações que se encaixam naquilo que Ele prometeu. Se é benção material pensamos na origem do dinheiro, como virá, será que vou ganhar algum prêmio? Será que vou receber de alguém? Se é benção espiritual, achamos que acontecerá no dia em que vem um pregador de renome na igreja ou um irmão com dons espirituais. Quando não ocorre nestas ocasiões costumamos nos entristecer e desanimar e em casos mais extremos pensarmos que não ocorrerá mais.
Mas, não se preocupe! Em Isaías 55:9 está escrit…

PERDER PARA GANHAR!

Todo ser humano gosta de competir, mostrar força, inteligência e habilidade. Somos criados assim. Desde os primeiros anos escolares nos incentivam a sermos melhores na escola, nos jogos, nas brincadeiras. Na faculdade, somos levados a olhar nossos colegas de classe como concorrentes no mercado de trabalho e por isso precisamos ser melhor que eles e assim vai. Não aceitamos perder, temos que ganhar sempre.  Mas e quando a perda chega ? Como lidaremos com ela? Estamos preparados para perder?

Quando olhamos para a Igreja contemplamos muitos que permanecem na visão do ganhar sempre. Frequentam a igreja buscando conseguir carros, casas, bons salários, enfim, toda sorte de bençãos materiais.

Deus em sua infinita sabedoria não vê como o homem e consequentemente trabalha de maneira diferente.  O trabalhar de Deus na vida do homem envolve perdas. O o mais importante para Ele é a Salvação do ser humano.

"Pois, que aproveitaria ao homem ganhar todo o mundo e perder a sua alma?" Marcos …