DO SEU JEITO OU DO JEITO DE DEUS?



Tempos antes do reinado de Davi, o povo de Israel estava em guerra com os filisteus. Por estarem afastados de Deus estavam sendo derrotados. Fazendo da arca um amuleto, o que não era correto, levaram-na ao campo de batalha. Entretanto, além de perderem a batalha também perderam a Arca.

Deus então age na situação. A Arca levada ao templo do deus filisteu chamado Dagom começa a trazer prejuízos, pois além de destruir a imagem de Dagom traz enfermidades também. Para acabar com os problemas a Arca é então devolvida a Israel pelos humilhados filisteus. Neste tempo a Arca fica em Bete Semes.

Davi queria trazer de volta a Arca da Aliança para Jerusalém.  Isto era uma atitude boa, certamente Deus aprovava. Porém, existia uma maneira correta de trazer. Existiam regras para se transportar, definidas na época de Moisés e que eram válidas ainda mas que Davi desprezou. A multidão sai alegre, carros novos para o transporte, harpas, tamborins e muita festa. Porém pouco tempo depois tudo se transforma em tristeza. O carro de bois que transportava a arca, guiado por dois homens, assa em buraco e a arca tomba. Um dos homens tenta segura-lá e morre na hora pois ninguém podia tocar na arca. O que era para ser festa torna-se luto e Davi retorna triste para seu lar,
A intenção era boa, mas a orientação de Deus foi desprezada. Davi quis fazer da melhor maneira, o mais bonito possível, porém do seu jeito. Muitas vezes temos boa intenção em tomar atitudes em nossa vida, porém desprezamos a palavra de Deus, As vezes, numa luta Deus fala que vai nos ajudar e queremos já sair agindo sem consultar o caminho que Ele tem para nós. Quando isto ocorre ao invés de alegria, saímos frustrados, tristes e desaminados.

Passado algum tempo, Davi retoma o seu objetivo. Porém, agora de forma diferente. Primeiro consulta as regras de transporte da arca, santifica os levitas, responsáveis por transportá-la, faz tudo de acordo com o que Deus orientava na sua palavra. O resultado então é diferente, a Arca chega até Jerusalém, o povo se alegra, Davi se alegra e tudo termina em festa. 

Primeiro Davi fez do jeito dele e o resultado foi tristeza, morte, desânimo, frustração e outros sentimentos ruins. Agora faz do jeito de Deus e o resultado foi alegria, exultação, ânimos renovados e muita festa. Então qual é melhor? Do seu jeito ou do jeito de Deus?

Sem mais, fiquem na Paz!

Fabio