Pular para o conteúdo principal

ONDE ESTÁ SUA SEGURANÇA?

Segundo definição encontrada na Wikipédia, Segurança é a percepção de se estar protegido de riscos, perigos ou perdas. Quando falamos em percepção falamos de sentimentos próprios daquele que os tem. Perante uma situação podemos nos sentir seguro ou não. Isto vai depender de como estamos olhando a situação.


Quando crianças nossas percepções em relação ao perigo são diferentes, arriscamos mais e não nos preocupamos, temos atitudes que deixam nossos pais de cabelos em pé. Porém com o tempo a mudança ocorre normalmente e o nosso entendimento muda. A segurança torna-se primordial para nosso bem estar e por ela nossas atitudes são baseadas.

Queremos ter segurança para vivermos despreocupados, queremos segurança nos sentimentos, nos relacionamentos sociais ou amorosos, no emprego, na família e etc. Quando ela falta, causa desconforto, ansiedade e outros tipos de males. Muitos se desequilibram fisíca e emocionalmente e não se recuperam. 

"O temor do homem armará laços, mas o que confia no SENHOR será posto em alto retiro." (Provérbios 29:25)

Infelizmente, este sentimento de segurança tão desejado tem se baseado em coisas palpáveis que buscamos durante nossa vida. São os bens materiais, riquezas, pessoas. Mas, tudo isto, ainda que traga esta percepção, não pode mudar diversas situações. Por isso mesmo vemos famílias destruídas, nas drogas, na prostituição, apesar de todos seus bens.

O rei Davi com todo seu reino, todas as pessoas que estavam a sua volta, seu bens, exércitos, mulheres, riquezas não baseava sua segurança nisto. Ele sabia que a verdadeira segurança só encontraria em Deus.

"Livra-me, ó SENHOR, do homem mau; guarda-me do homem violento, Que pensa o mal no coração; continuamente se ajuntam para a guerra. Aguçaram as línguas como a serpente; o veneno das víboras está debaixo dos seus lábios." (Salmos 140 Versos 1 ao 3) 

"Em paz também me deitarei e dormirei, porque só tu, SENHOR, me fazes habitar em segurança." (Salmos 4.8) 

Deus é o nosso verdadeiro refúgio. Ele sim, pode nos dar segurança seja ela sentimental, material, fisica. Salomão com toda sua sabedoria dada por Deus, entendeu isto e escreveu:

"...se o SENHOR não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela." (Salmos 127:1)

Estou seguro em Deus e você?

Sem mais, fiquem na Paz!

Postagens mais visitadas deste blog

O QUE EU FAÇO NÃO ENTENDES AGORA!

Pedro não estava entendendo o gesto de Jesus em lavar os pés dos discípulos e não queria aceitar aquela atitude do Mestre. Mas Jesus sabia o que estava fazendo e queria mostrar mostrar algo mais para eles.

“Respondeu-lhe Jesus: O que eu faço, tu não o sabes agora; mas depois o entenderás” (João 13.7)
Quando Jesus nos promete algo, a nossa ansiedade nos leva a querer saber o que irá acontecer, como Ele vai fazer, quando vai ocorrer. Não raramente acabamos por querer influenciar de alguma maneira. Buscamos situações que se encaixam naquilo que Ele prometeu. Se é benção material pensamos na origem do dinheiro, como virá, será que vou ganhar algum prêmio? Será que vou receber de alguém? Se é benção espiritual, achamos que acontecerá no dia em que vem um pregador de renome na igreja ou um irmão com dons espirituais. Quando não ocorre nestas ocasiões costumamos nos entristecer e desanimar e em casos mais extremos pensarmos que não ocorrerá mais.
Mas, não se preocupe! Em Isaías 55:9 está escrit…

PERDER PARA GANHAR!

Todo ser humano gosta de competir, mostrar força, inteligência e habilidade. Somos criados assim. Desde os primeiros anos escolares nos incentivam a sermos melhores na escola, nos jogos, nas brincadeiras. Na faculdade, somos levados a olhar nossos colegas de classe como concorrentes no mercado de trabalho e por isso precisamos ser melhor que eles e assim vai. Não aceitamos perder, temos que ganhar sempre.  Mas e quando a perda chega ? Como lidaremos com ela? Estamos preparados para perder?

Quando olhamos para a Igreja contemplamos muitos que permanecem na visão do ganhar sempre. Frequentam a igreja buscando conseguir carros, casas, bons salários, enfim, toda sorte de bençãos materiais.

Deus em sua infinita sabedoria não vê como o homem e consequentemente trabalha de maneira diferente.  O trabalhar de Deus na vida do homem envolve perdas. O o mais importante para Ele é a Salvação do ser humano.

"Pois, que aproveitaria ao homem ganhar todo o mundo e perder a sua alma?" Marcos …