Pular para o conteúdo principal

UM JESUS PARA NOSSAS VONTADES OU NOSSAS VONTADES PARA JESUS?


Lucas 23.25b "...e quanto a Jesus, entregou-o a vontade deles."

O texto em epigrafe é parte final do trecho que fala do julgamento de Jesus. Na verdade nem podemos chamar de julgamento, já que vários erros judiciários foram cometidos tanto pelo Sinédrio como por Pilatos e que culminaram na crucificação. Jesus foi preso a noite, julgado na casa de Caifás, sem testemunha a favor, pena capital, sem investigação e etc. Independente desse cenário, sabemos que tudo aconteceu pois Jesus quis se submeter, fazendo assim a vontade do Pai, morrendo pela humanidade pecadora, derramando seu sangue para perdão dos nossos pecados.

Vemos pela bíblia que ali estavam presentes Pilatos, principais sacerdotes, autoridades e o povo. Todos estavam ali para decidir o que seria feito de Jesus. A escolha feita já sabemos qual foi,  a decisão foi a crucificação para morte de Cristo. Quando olhamos para todo o cenário temos raiva, rancor, indignação, daquele povo que enviou Jesus a morte. Mas, voltemos agora ao presente. Jesus está conosco, Ele nos prometeu! Então de certa forma Jesus também está "entregue a nossa vontade" como estava naquele julgamento. Digo "de certa forma" pois Jesus não está sujeito ao homem, mas nossas escolhas definem o que Ele é para nós, qual a posição que ocupa em nossa vida, qual o espaço que reservamos a Ele e tudo isso tem a ver com nossa vontade. 

Muitas vezes agimos como se Jesus não existisse. Não o consultamos para nada, tomamos nossas decisões como se não houvessem variáveis. As vezes, tratamos como se Ele fosse um gênio da lãmpada que está ali somente para conceder desejos. Também existem situações que queremos coincidir a vontade de Deus com nossos desejos e por ocasião disso tomamos tudo o que fazemos como sendo uma expressão da vontade Dele tornando-o num Jesus sem vontades.

O melhor a fazer é sempre submeter a nossa vontade a Deus! A palavra submeter no Novo Testamento vem do grego Hupotasso: hupo: abaixo / tasso: organizar. O significado é de uma tropa militar organizada em divisões sob o comando de um líder. Isso significa que temos que nos submeter a Deus e a sua vontade e deixar que ele organize tudo em nossa vida. Isso não significa tirania, pelo contrário, Ele age como um pai amoroso, que sabe o melhor para nós. Apesar disso, nem sempre a vontade de Deus é confortável. As vezes é um lugar incomodo e difícil de se estar, mas permanecer na vontade Dele vai sempre valer a pena, ainda que seja com dor. 

Na vontade de Deus vai sempre ter maná e água para o seu sustento e terá também  nuvem e coluna de fogo para te guiar. A vontade de Deus é trabalhar em nossa vida com a nossa cooperação, para o bem do mundo, da igreja, dos seus filhos, da sua família. Que a nossa atitude para com Jesus seja de estar comprometido com a vontade Dele!

Sem mais, fiquem na Paz!

Fábio

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O QUE EU FAÇO NÃO ENTENDES AGORA!

Pedro não estava entendendo o gesto de Jesus em lavar os pés dos discípulos e não queria aceitar aquela atitude do Mestre. Mas Jesus sabia o que estava fazendo e queria mostrar  mostrar algo mais para eles. “Respondeu-lhe Jesus: O que eu faço, tu não o sabes agora; mas depois o entenderás”  ( João 13.7 ) Quando Jesus nos promete algo, a nossa ansiedade nos leva a querer saber o que irá acontecer. Como Ele vai fazer? Quando vai ocorrer? Não raramente, acabamos por querer influenciar de alguma maneira, ou buscamos situações que se encaixam naquilo que Ele prometeu. Se é benção material, pensamos na origem do dinheiro. Como virá? Será que vou ganhar algum prêmio? Será que vou receber de alguém? Se é benção espiritual, achamos que acontecerá no dia em que vem um pregador de renome na igreja ou um irmão com dons espirituais. Quando não ocorre nestas ocasiões costumamos nos entristecer e desanimar. Em casos mais extremos pensamos até que não ocorrerá mais. Mas, não se

CONFIANDO EM CARROS E CAVALOS!

A superioridade de uma nação na guerra sempre é medida pelo seu poder bélico. Suas armas e todos os seus equipamentos são essenciais para mostrar a sua força. No passado também era assim. Não existiam armamentos desenvolvidos como os de hoje, mas as nações mais poderosas possuíam milhares de carros e cavalos e isto costumava amedrontar o possível inimigo, deixando-o em desvantagem mesmo antes do início da batalha. Quando lemos a bíblia, mais especificamente no livro de Deuteronômio capítulo 17,  vemos que a orientação de Deus para o rei e o povo de Israel era totalmente diferente. Ele determinava que o rei não deveria adquirir para si muitos carros e cavalos. Ordenava que não voltassem ao Egito, donde saíram, para buscar nenhum animal.  Entendemos a luz das escrituras que nos combates o povo israelita não deveria basear sua confiança em seus carros e cavalos como os outros povos, mas ela deveria estar única e exclusivamente no Deus que serviam e que os ajudava sempre q

NARCISISMO CRISTÃO

O que é Narcisismo? É uma palavra originada da mitologia grega. A lenda diz que Narciso era um jovem muito bonito, devido a isto muitas mulheres o desejavam, mas a todas ele esnobava. Um dia, viu sua imagem refletida em um lago e se apaixonou. Isto mesmo! Se apaixonou por ele mesmo, ficando ali parado, admirando-se até definhar e morrer. A palavra "narcisista" é bastante empregada na psicologia. Os indivíduos narcisistas são aqueles que se julgam grandiosos, com necessidade de admiração e que desprezam os outros, tornando-se arrogantes. Gostam de falar de si mesmos, ressaltando sempre suas qualidades e  contando vantagens das situações. Não se importam com o sofrimento das outras pessoas e muitas vezes precisam rebaixar e humilhar os outros para sentirem-se melhores. O apóstolo Paulo advertiu-nos que nos últimos dias existiriam muitas pessoas assim, inclusive no meio da igreja. "Sabe, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos.   Porque haverá h