Pular para o conteúdo principal

SALMOS 6 - UMA BREVE ANÁLISE



O Salmo 6 é o primeiro do grupo de salmos de arrependimento ou penitência. Observamos que este salmo pode ser dividido em 02 partes pois do versículo 1 ao 7 o salmista demonstra grande agonia, porém a partir do verso 8 ele declara que Deus ouviu sua oração, e libertou-o de todos os seus problemas.

Verso 1: “Senhor, não me repreendas na tua ira.” 

Davi tem consciência do seu erro, não nega, pois sabe que a repreensão vem de uma forma ou de outra. Ainda que não seja para perdição, mas a correção transforma, santifica e traz paz. O sentido é mais ou menos esse: Senhor sei que mereço ser destruído e reduzido a nada, mas não me trates segundo eu mereço(misericórdia), mas perdoa meus pecados, estes pecados que provocam a tua ira

Verso 2 e 3: “Tem compaixão de mim, Senhor, por que eu me sinto debilitado.” 

Este é o meio correto de suplicar a Deus se desejamos prevalecer. Não adianta falar que é bom, que é correto, pois as misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos. Precisamos nos apresentar perante Deus sem orgulho, demonstrando nossas fraquezas. Apresentar-nos sem orgulho, mostrando nossa fraqueza. 

“Sara-me, Senhor; porque meus ossos estão abalados.” 

Aqui não vemos uma doença física, mas é algo que o deixou tão abalado que havia atingido o seu corpo físico e sua alma.

“Também a minha alma está profundamente perturbada.”  “Mas tu, Senhor, até quando?”

Até quando me afligirás, ou até quando adiarás tua misericórdia? Nós temos o nosso limite e Deus conhece. Deus tem o tempo dele, as vezes nos angustiamos, mas Ele está nos mudando.

Verso 4: “Volta-te, Senhor, e livra a minha alma.” 

Queremos um sinal de que ele está perto. As vezes achamos que Ele não está vendo se Ele não nos der algo.

“Salva-me por tua graça.” “Por causa das tuas misericórdias.

Observe: Davi pede que Deus volte pela sua misericórdia e não pela sua justiça? Davi entendia que não podia dizer que o Senhor não estava sendo justo com ele. Quantas vezes nós dizemos: “Deus o Senhor não está sendo justo comigo”. Será que podemos exigir que Deus se volte pela sua Justiça? Melhor clamar a Deus pela sua misericórdia!

Verso 5: “Pois, na morte, não há recordação de ti; no sepulcro quem te dará louvor”

Agora Davi está em grande temor de morte – morte temporal, e talvez, morte eterna. Este verso não trata de haver consciência ou não da morte, mas sim de dar graças a Deus publicamente na terra.

Verso 6,7: “Estou cansado de tanto gemer.”

Aqui há uma hipérbole que é um exagero intencional. O salmista estava com um sentimento amargo devido a aflição que sentia. Sua consciência estava aterrorizada. Quando pecamos como nos sentimos?

 “Eu alago o meu leito com minhas lágrimas. Meus olhos, de mágoa, se acham amortecidos, envelhecem por causa de todos os meus inimigos.” 

A partir de agora a oração de Davi toma outro caminho!

Verso 8

Até aqui tudo tinha sido tristeza e desconsolo, mas agora o Senhor ouviu a sua voz! A prova, a tristeza, a dificuldade não duram para sempre. É momentâneo! O choro dura uma noite, mas a alegria vem pela manhã! O vale de Baca faz parte da trajetória até Sião

 “Apartai-vos de mim, todos os que praticais a iniquidade.”

Davi sofre por causa do pecado. Agora depois de sua oração ouvida tem que ter atitude diferente.  Afastar o que te afasta de Deus. Mudar de atitude!

 “Porque o Senhor ouviu a voz do meu lamento,”

 “Ele ouviu a voz do meu lamento.” Há uma voz no lamento? O lamento fala? Em qual linguagem expressa o seu significado? Quando não temos palavras as nossas lágrimas são entendidas. mesmo quando não temos palavras!!

Verso 9: “O Senhor ouviu a minha súplica.” 

Davi confirma três vezes que o Senhor ouviu a sua oração e testifica que seu livramento foi por Deus. Temos que confiar no Senhor!

Verso 10: “Envergonhem-se e sejam sobremodo perturbados todos os meus inimigos.” 

Retirem-se de súbito, retirem-se de repente! As coisas acontecem de repente.Aprendamos com Davi, reconhecer os nossos pecados, saber que precisamos ser corrigidos, arrepender e confiar que o Senhor muda a situação. E isso pode ser de repente. Pode ser hoje!

Sem mais, fiquem na Paz!

Fabio

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O QUE EU FAÇO NÃO ENTENDES AGORA!

Pedro não estava entendendo o gesto de Jesus em lavar os pés dos discípulos e não queria aceitar aquela atitude do Mestre. Mas Jesus sabia o que estava fazendo e queria mostrar  mostrar algo mais para eles. “Respondeu-lhe Jesus: O que eu faço, tu não o sabes agora; mas depois o entenderás”  ( João 13.7 ) Quando Jesus nos promete algo, a nossa ansiedade nos leva a querer saber o que irá acontecer. Como Ele vai fazer? Quando vai ocorrer? Não raramente, acabamos por querer influenciar de alguma maneira, ou buscamos situações que se encaixam naquilo que Ele prometeu. Se é benção material, pensamos na origem do dinheiro. Como virá? Será que vou ganhar algum prêmio? Será que vou receber de alguém? Se é benção espiritual, achamos que acontecerá no dia em que vem um pregador de renome na igreja ou um irmão com dons espirituais. Quando não ocorre nestas ocasiões costumamos nos entristecer e desanimar. Em casos mais extremos pensamos até que não ocorrerá mais. Mas, não se

CONFIANDO EM CARROS E CAVALOS!

A superioridade de uma nação na guerra sempre é medida pelo seu poder bélico. Suas armas e todos os seus equipamentos são essenciais para mostrar a sua força. No passado também era assim. Não existiam armamentos desenvolvidos como os de hoje, mas as nações mais poderosas possuíam milhares de carros e cavalos e isto costumava amedrontar o possível inimigo, deixando-o em desvantagem mesmo antes do início da batalha. Quando lemos a bíblia, mais especificamente no livro de Deuteronômio capítulo 17,  vemos que a orientação de Deus para o rei e o povo de Israel era totalmente diferente. Ele determinava que o rei não deveria adquirir para si muitos carros e cavalos. Ordenava que não voltassem ao Egito, donde saíram, para buscar nenhum animal.  Entendemos a luz das escrituras que nos combates o povo israelita não deveria basear sua confiança em seus carros e cavalos como os outros povos, mas ela deveria estar única e exclusivamente no Deus que serviam e que os ajudava sempre q

NARCISISMO CRISTÃO

O que é Narcisismo? É uma palavra originada da mitologia grega. A lenda diz que Narciso era um jovem muito bonito, devido a isto muitas mulheres o desejavam, mas a todas ele esnobava. Um dia, viu sua imagem refletida em um lago e se apaixonou. Isto mesmo! Se apaixonou por ele mesmo, ficando ali parado, admirando-se até definhar e morrer. A palavra "narcisista" é bastante empregada na psicologia. Os indivíduos narcisistas são aqueles que se julgam grandiosos, com necessidade de admiração e que desprezam os outros, tornando-se arrogantes. Gostam de falar de si mesmos, ressaltando sempre suas qualidades e  contando vantagens das situações. Não se importam com o sofrimento das outras pessoas e muitas vezes precisam rebaixar e humilhar os outros para sentirem-se melhores. O apóstolo Paulo advertiu-nos que nos últimos dias existiriam muitas pessoas assim, inclusive no meio da igreja. "Sabe, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos.   Porque haverá h