quarta-feira, 19 de agosto de 2015

DESCRIMINALIZAÇÃO DA MACONHA: APOLOGIA AO USO DE DROGAS


1. A maconha é considerada a droga mais polêmica do mundo. A droga é extraída da planta da espécie Cannabis sativa, também conhecida como cânhamo ou haxixe. A planta tem origem no Afeganistão e era muito utilizada na Índia em rituais religiosos. A droga também era usada como tratamento para curar prisão de ventre, cólicas menstruais, malária, reumatismos e até dores de ouvido. O cultivo da maconha se expandiu da Índia para a Mesopotâmia, depois Oriente Médio, Ásia, Europa e África.
2. No séc. XI havia grupos de homens, no Norte da Pérsia, que eram conhecidos por sua extrema crueldade e pelas contínuas vitórias que obtinham. Estes grupos agiam intoxicados pelo haxixe, e sempre, espalhavam sua violência. Devido ao vício, foram chamados "Haschichins", donde surgiu a expressão francesa "assassin", e o termo português "assassino". [1]
3. A maconha foi trazida para a América do Sul pelos colonizadores e as primeiras plantações foram feitas no Chile, por espanhóis. No Brasil, além das caravelas, durante o século XVI os escravos de origem africana traziam-na escondida, para que fossem usadas em rituais religiosos.
4. Atualmente o Brasil está envolto no controvertido debate sobre as consequências da autorização do consumo da maconha. O Supremo Tribunal Federal começou a decidir, neste mês de agosto, se o porte de drogas para consumo pessoal deve continuar sendo um crime no Brasil.

segunda-feira, 17 de agosto de 2015

ENTREVISTA COM O PASSADO - JONATHAN EDWARDS E O SERMÃO: "PECADORES NAS MÃOS DE UM DEUS IRADO"

Resultado de imagem para jonathan edwards

E se pudéssemos voltar ao passado e entrevistar personagens bíblicos ou homens usados por Deus que viveram séculos atrás? E se pudéssemos perguntar a eles sobre os assuntos que atingem o mundo em que vivemos e também a igreja? Como seria se pessoas que viveram grandes experiências com Deus, com seus nomes citados por gerações até os dias atuais, pudessem nos contar de suas experiências? 

Pensando nisto, em forma de entrevista, transcreverei resumidamente o que foi dito por estes homens e o que os registros deles tem a nos ensinar, seja através da bíblia, biografia ou de sua bibliografia.

Jonathan Edwards e o sermão: "Pecadores nas mãos de um Deus Irado"

A nossa entrevista de hoje é com o irmão Jonathan Edwards, um pastor congregacional que viveu no século XVIII, é hoje considerado pelos historiadores um dos maiores teólogos e pensadores da história dos Estados Unidos. Ele foi um dos instrumentos do primeiro grande reavivamento, assim como o maior estudioso e intérprete desse fenômeno. Escreveu vários livros analisando tais eventos cuidadosamente. 

Hoje falaremos especificamente de um sermão, o qual não representa a totalidade de sua obra e pensamentos, mas é o que o tornou mais conhecido, principalmente no Brasil.

Leia também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...