sábado, 29 de outubro de 2011

HALLOWEEN!! VOCÊ CONHECE A SUA ORIGEM?

Até uns 20 anos atrás pouco se conhecia sobre o Halloween ou Dia das Bruxas como é comumente conhecido. Aos poucos as escolas do idioma inglês foram instituindo o dia 31 de outubro no calendário brasileiro. Hoje já é motivo de festas e comemorado por faculdades, colégios e escolas infantis. 

É interessante notar como uma festa que faz parte de uma determinada cultura, no caso a americana, pode crescer e tomar as proporções que tem tomado. Infelizmente, muitos pais tem deixado seus filhos participarem destas comemorações sem conhecerem o verdadeiro significado delas.

Várias vezes precisei explicar para a minha filha os motivos dela não participar desta festa. A justificativa que sempre ouvia dos professores ou de quem a convidava era que não tinha nada a ver, tratava-se de uma festa inofensiva. Porém, quando analisamos as suas origens, vemos que se trata de uma festa pagã com grande influência maligna. 

Será que podemos chamar de festa uma comemoração com ocultismo pesado nas suas origens? Será que não tem nada a ver?

A origem do Halloween

O calendário da bruxaria resume-se no relacionamento da Grande Deusa (representada pela Lua) com seu filho, o Deus Chifrudo (representado pelo Sol que nasce no dia 22 de dezembro e morre no dia 31 de outubro). Na bruxaria moderna, o dia 31 de outubro é o grande sabá (festa) de Samhain(pronuncia-se "souen"). Nessa época tudo já floresceu e está perecendo ou adomercendo (no Hemisfério Norte): " O sol se debilita e está a morte. Oportunamente chega o ano novo da wicca e o renascimento através da deusa"

O que é Samhain? É uma palavra de origem celta para designar " O senhor da morte". Os celtas dedicavam esse último dia para celebrar a "Festa dos Mortos". Então o que hoje chamamos de Halloween, na verdade era o festival celta de Samhain, o "Deus dos mortos".

Os celtas acreditavam que durante as festividades de Samhain, os espíritos dos seus ancestrais sairiam dos campos gelados e dos túmulos para visitar suas casas e cabanas aquecidas. Os celtas criam que teriam de ser muito receptivos e agradáveis para com os espíritos, pois os bons espíritos supostamente protegeriam suas casas contra os maus espíritos durante aqueles meses de inverno.
Os celtas tinham medo do Samhain. Para agradar-lhe, os druidas, que eram os sacerdotes celtas, realizavam rituais macabros. Fogueiras eram acesas e sacrifícios eram feitos em homenagem aos deuses. Criminosos, prisioneiros e animais eram queimados vivos em oferenda às divindades.


Os druidas criam que essa era a noite mais propícia para fazer previsões e adivinhações sobre o futuro. Essa era a única noite do ano onde a ajuda do "Senhor da Morte" era invocada para tais propósitos.

Um dos rituais para desvendar o futuro consistia da observação dos restos mortais dos animais e das pessoas sacrificadas. O formato do fígado do morto, em especial, era estudado para se fazer prognósticos acerca do novo ano que se iniciava. Essa prática ocultista aparece no Antigo Testamento sendo realizada pelo rei da Babilônia: "Porque o rei da Babilônia pára na encruzilhada, na entrada dos dois caminhos, para consultar os oráculos: sacode as flechas, interroga os ídolos do lar, examina o fígado" (Ezequiel 21.21).

Símbolos do Halloween

"The Jack O’Lantern" (A Lanterna de Jack)

Conta-se uma história de que Jack era um irlandês todo errado, que gostava de aprontar com todo mundo e chegou a enganar até o próprio Satanás. Quando Jack morreu, não foi permitida sua entrada no céu, nem no inferno. Satanás jogou para ele uma vela para iluminar seu caminho pela terra. Jack acendeu a vela e a colocou dentro de um nabo, fazendo uma lanterna para si.

Quando os irlandeses chegaram aos Estados Unidos, encontram uma carência de nabos e uma abundância de abóboras. Para manter a tradição durante o Halloween, passaram a utilizar abóboras no lugar de nabos.

"Trick or Treat" (Travessura ou Trato)

Hoje já vejo no local onde moro, crianças batendo na porta, como é feito nos Estado Unidos, e pedindo doces em troca de não fazerem travessuras. 

Parece ser divertido para elas, mas, infelizmente, estão simbolizando os espíritos dos mortos que supostamente vagueavam naquela noite procurando realizar maldades (travessuras) ou em busca de bom acolhimento (bons tratos). Os celtas deixavam comidas do lado de fora das casas para agradar os espíritos que passavam. Ao recebermos estas crianças estamos simbolicamente realizando negociatas com principados e potestades do mundo tenebroso, da mesma forma que os celtas faziam na antigüidade.

Em 43 d.C., os romanos dominaram os celtas e governaram sobre a Grã-Bretanha por cerca de 400 anos. Assim, os conquistadores passaram a conviver com os rituais dos celtas. Durante séculos, a Igreja Católica Romana celebrava "O Dia de Todos os Mártires" em 13 de maio. O papa Gregório III (papado de 731-741), porém, dedicou a Capela de São Pedro, em Roma, a "todos os santos" no dia 1º de novembro. Assim, em 837, o papa Gregório IV introduziu a festa de "Todos os Santos" no calendário romano, tornando universal a sua celebração em 1º de novembro. A partir de então deixou-se de celebrar o "Dia dos Mártires" em maio.

Na Inglaterra medieval esse festival católico ficou conhecido como "All Hallows Day" ("Dia de Todos os Santos"). A noite anterior ao 1º de novembro era chamada "Hallows Evening",abreviada "Hallows’ Eve" e, posteriormente, "Hallowe’en".

Mais de um século após instituir o "Dia de Todos os Santos", a Igreja Católica, através da sua Abadia de Cluny, na França, determinou que o melhor dia para se comemorar o "Dia dos Mortos" era logo após o "Dia de Todos os Santos". Assim, ficou estabelecido o "Dia de Finados" no dia 2 de novembro.

Para a Igreja Católica, a noite de "Hallowe’en", o "Dia de Todos os Santos" e o "Dia de Finados" são uma só seqüência e celebram coisas parecidas – a honra e a alma dos mortos! O catolicismo tenta fazer o "cristianismo" e o paganismo andarem de mãos dadas!

Conclusão

Como podemos ver, a origem do Halloween não tem nada de inocente. É uma festa marcada pela angústia, pelo medo, pela depressão, além das piores crueldades e contatos com um mundo espiritualmente tenebroso.

Portanto, quando alguém convidar você para esta comemoração dizendo que é algo inocente e que não tem nada a ver, lembre-se:

"Ai dos que ao mal chamam bem, e ao bem mal; que fazem das trevas luz, e da luz trevas; e fazem do amargo doce, e do doce amargo!" Isaías 5:20

Sem mais fiquem na Paz!

Parte do texto retirado do site www.chamada.com.br

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

EXECUÇÃO DE PASTOR CANCELADA ! VERDADE OU MENTIRA?

espera-se que em pelo menos 20 dias se conheça o futuro do pastor do Irã que enfrenta a pena de morte por deixar o islamismo e decidir seguir a Jesus Cristo.
O caso do pastor Nardarkhani está nas mãos do líder supremo do Irã, o Aiatolá Ali Kamenei.
A informação de que o Supremo Tribunal do Irã havia ordenado um novo julgamento, parece não ser verídica. Segundo o advogado do pastor Youcef, a decisão está nas mãos do líder muçulmano iraniano e deverá ser proferida em 3 semanas.
O Centro Americano para a Lei a Justiça (ACLJ) dos Estados Unidos realiza um enorme esforço internacional para salvar a vida do pastor.
A ACLJ entregou a petição “em nome de mais de 156.000 estadounidenses” à Secretária de Estado Hillary Clinton a fim de buscar o envolvimento dos mais altos níveis do governo para assegurar a libertação do pastor Yousef Nadarkhani.
Fonte: Holofote através do Portal Gospel Mais
Sem mais, fiquem na Paz!

terça-feira, 18 de outubro de 2011

VOCÊ CONHECE O PECADO?



"assim também Cristo foi oferecido em sacrifício uma única vez, para tirar os pecados de muitos; e aparecerá segunda vez, não para tirar o pecado, mas para trazer salvação aos que o aguardam." (Hebreus 9:28 - NVI)


Sem mais, fiquem na Paz!

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

CRER E CONFIAR !


Quando minha esposa ficou grávida, fiquei muito feliz. Mas, no inicio eu tinha dificuldade em  falar com a barriga dela, Isso mesmo! Ela insistia para mim falar com o bebê (ainda não sabia qual o sexo), mas eu não conseguia. Parecia estar falando sozinho. Só consegui fazer isto depois do primeiro ultrasom, no qual pude ver que ali dentro existia um pequeno ser em crescimento. Sempre acreditei que alí existia um bebê, mas não a ponto de conversar com ele.

Quando se viaja de avião, trem, metrô, não vemos o piloto, não o conhecemos, nem tampouco suas habilidades, porém, descansamos, dormimos e dificilmente nos preocupamos com o que pode acontecer. Isto é confiar! Apesar de não ver o piloto, você confia que ele está lá e vai te levar ao seu destino.

Porque com Deus não é assim? Cremos que Ele existe, que está lá no céu. Mas as vezes não conseguimos olhar para lá e conversar com Ele, descansar e esperar que faça a Sua vontade. Conseguimos confiar no piloto de avião, mas não confiamos em Deus para guiar nosso barco.

Apesar de serem sinônimos, a confiança exige uma dedicação e um envolvimento maior do que crer. Quanto mais experiências com Deus, mais o conhecemos, mais nos aproximamos, ficamos mais dependentes e consequentemente mais confiantes.

Confie no Senhor. Saiba que Ele existe e está te ouvindo. Descanse Nele, como você descansa quando viaja.
Ainda que olhe pro céu e não O veja fale com Ele e te responderá.

Sem mais, fique na Paz!

domingo, 9 de outubro de 2011

MURO OU TEIA DE ARANHA? O QUE DÁ MAIS PROTEÇÃO?





Uma vez um homem estava sendo perseguido por vários malfeitores que queriam matá-lo.

O homem, correndo, virou em um atalho que saía da estrada e entrava pelo meio do mato e, no desespero, elevou uma oração a Deus da seguinte maneira:

- Deus Todo Poderoso fazei com que dois anjos venham do céu e tapem a entrada da trilha para que os bandidos não me matem!!!

Nesse momento escutou que os homens se aproximavam da trilha onde ele se escondia e viu que na entrada da trilha apareceu uma minúscula aranha.

Então a aranha começou a tecer uma teia na entrada da trilha.

O homem se pôs a fazer outra oração cada vez mais angustiado:

- Senhor, eu vos pedi anjos, não uma aranha.

- Senhor, por favor, com tua mão poderosa coloca um muro forte na entrada desta trilha, para que os homens não possam entrar e me matar...

Então ele abriu os olhos esperando ver um muro tapando a entrada e viu apenas a aranha tecendo a teia.

Os malfeitores estavam entrando na trilha, na qual ele se encontrava, e ele estava esperando apenas a morte.

Quando passaram em frente da trilha o homem escutou:

- Vamos, entremos nesta trilha.

- Não, não está vendo que tem até teia de aranha? Nada entrou por aqui. Continuemos procurando nas próximas trilhas.

Fé é crer no que não se vê, é perseverar diante do impossível. Às vezes pedimos muros para estarmos seguros, mas Deus pede que tenhamos confiança n'Ele para deixar que Sua Glória se manifeste e faça algo como uma teia, que nos dá a mesma proteção de uma muralha.

Nunca desanime em meio às lutas, siga em frente, pois Deus disse: "diga ao fraco que Eu sou forte".

São nos momentos mais difíceis que encontramos em Deus a nossa força.



Texto: A Aranha - Autor Desconhecido - Acervo Jesussite


Lembre-se:




"Entrega o teu caminho ao SENHOR; confia Nele, e Ele tudo fará." Salmos 37:5


Sem mais fiquem na Paz!

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

CAMPANHA A FAVOR DO PASTOR YOUSEF


Campanha para que o Senado Brasileiro interceda em favor do pastor Yousef
A Missão Portas Abertas convoca os brasileiros a pedir que o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), envie uma carta ao governo do Irã, apelando pela vida do pastor Yousef Nadarkhani, em nome do Senado Federal.

No último dia 29, o caso do pastor que corre risco de ser executado por ter se convertido do islamismo para o cristianismo no Irã foi exposto pelo senador Marcelo Crivella (PRB-RJ). Os senadores Ana Amélia (PP-RS), Aloysio Nunes (PSDB-SP), Jayme Campos (DEM-MT), Paulo Paim (PT-RS) e Geovani Borges (PMDB-AP) se solidarizaram com a causa revelada por Crivella.

Envie a carta pelos Correios:
Senado Federal 
Praça dos Três Poderes 
Anexo I, 6º andar
Brasília - DF 
CEP 70165-900

Por email: sarney@senador.gov.br

Ou mande mensagem pelo Twitter: @SenadoresBrasil

Abaixo, veja modelo da carta.  Você pode complementar com suas próprias palavras.

LOCAL, DATA

V. Ex.ª José Sarney,

Solicito que Vossa Excelência transmita ao governo do Irã, em nome do Senado Federal, este recurso em nome da vida do pastor iraniano Yousef Nadarkhani.
Este homem está sendo julgado pelo tribunal de Rasht devido as suas crenças religiosas e corre o risco de morte, conforme foi exposto no plenário do Senado Federal pelo senador Marcelo Crivella (PRB-RJ) no dia 29/09/2011.

Em aparte neste mesmo dia, o presidente da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH), senador Paulo Paim (PT-RS), solicitou que fosse enviado à Embaixada do Irã, um documento em nome do Senado Federal, em apoio ao pastor.

Além de Paim, os senadores Ana Amélia (PP-RS), Aloysio Nunes (PSDB-SP), Jayme Campos (DEM-MT) e Geovani Borges (PMDB-AP) se solidarizaram com a causa revelada por Marcelo Crivella e declararam o apoio desta Casa.

Escrevo esta carta para expressar a minha preocupação com relação a esse caso. A execução de pena de morte por causa da conversão de Yousef ao cristianismo contraria o artigo 18 Declaração Universal dos Direitos Humanos e a Constituição iraniana, que claramente permite a liberdade para os cristãos manterem suas crenças e práticas religiosas.

Agradeço desde agora pela vossa atenção a este pedido. E reitero a importância de o Senado Federal se manifestar oficialmente sobre este caso, uma vez que Brasil e Irã desfrutam de boas relações diplomáticas. 

Respeitosamente e sinceramente,

ASSINATURA  e  RG



Fonte: Portas Abertas 

Através do portal CPADNews

Sem mais, fiquem na Paz!

Leia também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...