quinta-feira, 28 de abril de 2011

QUAL O FUTURO DE NOSSAS CRIANÇAS ? PARTE 3 - DESENHOS ANIMADOS



Os desenhos animados estão cada vez mais desanimadores. Estão muito longe daqueles que nos faziam sorrir e nos divertiam com seu humor simples e desprovido de malícias. A imagem ao lado é uma amostra do que ocorre atualmente e dos tipos de desenhos criados para o entretenimento de crianças e adolescentes. Este chama-se Firebreather - O Lança-Fogo e deve estreiar em maio no canal pago Cartoon Network. Como ocorre normalmente, depois de algum tempo o longa metragem provavelmente vai para a tv aberta. O menino ao centro é Duncam. Seu pai é Beloc, um tipo de rei dos dragões,que quer o filho seguindo seus passos, sua mãe uma mulher comum e quer ele tendo uma vida de adolescente normal. Com essa mistura o menino é meio dragão e meio homem e com seus poderes vai tentar salvar o mundo e enfrentar também o pai que é mal.

Pense comigo! Que tipo de relação é esta em que um dragão e uma mulher geram um filho com poderes especiais? E que agora adolescente precisa decidir entre ser mal como o pai ou ser bom como a mãe? Ele sendo um monstro como pode viver normalmente ? Podem até dizer que não passa de uma estória, uma fantasia. Mas e daí? Que tipo de mensagem está sendo transmitida aos nossos filhos?

Imagem do filme
"Como treinar o seu dragão"
Este não é o primeiro filme em que um dragão é o herói! Já vários outros foram criados. Em todos, o relacionamento entre ser humano e dragão é amigável. Em alguns até se torna um bicho de estimação e assim por diante.

A bíblia nos mostra um dragão, também chamado de serpente e de Satanás, o Diabo.  "E houve batalha no céu; Miguel e os seus anjos batalhavam contra o dragão, e batalhavam o dragão e os seus anjos; Mas não prevaleceram, nem mais o seu lugar se achou nos céus. E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, chamada o Diabo, e Satanás, que engana todo o mundo; ele foi precipitado na terra, e os seus anjos foram lançados com ele. (Apocalipse 12.7-9)

A figura do dragão na biblia sempre esteve relacionada a Satanás e sua atuação maligna. Desde o começo sempre quis destruir o homem e tudo o que Deus criou. Ainda no capítulo 12 vemos que o dragão tenta destruir uma mulher e o filho que ela dá a luz que entendemos ser Jesus.
"E viu-se um grande sinal no céu: uma mulher vestida do sol, tendo a lua debaixo dos seus pés, e uma coroa de doze estrelas sobre a sua cabeça.
E estava grávida, e com dores de parto, e gritava com ânsias de dar à luz.
E viu-se outro sinal no céu; e eis que era um grande dragão vermelho, que tinha sete cabeças e dez chifres, e sobre as suas cabeças sete diademas.
E a sua cauda levou após si a terça parte das estrelas do céu, e lançou-as sobre a terra; e o dragão parou diante da mulher que havia de dar à luz, para que, dando ela à luz, lhe tragasse o filho.
E deu à luz um filho homem que há de reger todas as nações com vara de ferro; e o seu filho foi arrebatado para Deus e para o seu trono." (Apocalipse 12.1-5)

Quando analisamos este e outros desenhos, notamos que a maioria deles transmitem idéias contrárias a Palavra de Deus e ao que ensinamos aos nossos filhos. Não vou aqui generalizar, mas, infelizmente o mundo jaz no maligno e somos nós que devemos separar o que é bom do que é ruim. Muitos autores de desenhos colocam nos seus personagens traços de sua personalidade, comportamento ou do que acreditam. Alguns são satanistas declarados, pedófilos, homossexuais entre outras coisas. Note que os heróis infantis de hoje  são figuras sombrias, macabras, com carateristícas demoníacas e infelizes na sua vida. Mas isso é só o começo. Não é de hoje que se fala da Dysney e seus desenhos repletos de mensagens subliminares. Mensagens que não são perceptíveis  a olho nu mas que o cérebro capta e guarda, principalmente o de crianças.

Com tudo isto temos que ficar com a palavra de Deus, que nos ensina a não por coisas más diante dos nossos olhos e isto estende-se também aos nossos filhos. Devemos pensar somente no que é bom, reto e justo. O mal não pode ser chamado de bem e vice-versa (Isaías 5.21)

Você também concorda que os desenhos animados estão desanimadores? Então deixe aqui sua opinião!

Sem mais, fiquem na Paz

segunda-feira, 25 de abril de 2011

MÃOS LIMPAS, CONSCIÊNCIAS MANCHADAS !


Então Pilatos, vendo que nada aproveitava, antes o tumulto crescia, tomando água, lavou as mãos diante da multidão, dizendo: Estou inocente do sangue deste justo. Considerai isso. (Mateus 27:24)

O provérbio "lavei as minhas mãos" é conhecido por todos. Significa que não temos nada a ver com a situação ou que não nos importa o que vai acontecer, ou ainda, a  culpa não é nossa! Foi isso que Pôncio Pilatos, prefeito romano, fez. Apesar de não achar culpa nenhuma em Jesus seguiu a vontade dos judeus e mandou crucificá-lo por temer um início de revolta.

O fato de Pilatos lavar as suas mãos não o eximiu de culpa. Com sua autoridade poderia libertar Jesus mas não o fez. Frente ao silêncio de Jesus ele confirmou isto: Disse-lhe, pois, Pilatos: Não me falas a mim? Não sabes tu que tenho poder para te crucificar e tenho poder para te soltar? (João 19:10)
É certo que Jesus estava alí cumprindo a Palavra e foi por Sua morte na cruz que recebemos o perdão dos pecados e através da ressurreição uma nova vida, mas não é a questão aqui abordada.

A bíblia não nos diz mas Pilatos deve ter carregado por toda a sua vida o peso de sua neutralidade. Levou em sua consciência a morte de um inocente.Quando teve a oportunidade de fazer o certo, optou por não decidir. Alguns historiadores dizem que ele ficou louco e passou o resto de sua vida lavando as mãos.

Nos dias atuais temos visto isto acontecer também. Pessoas morrendo sem conhecer a Jesus, por que não estamos pregando o evangelho. Ficamos no conforto das nossas casas enquanto muitos não conhecem a Cristo, não sabem o que é salvação. Vemos nossos vizinhos, perderem seus filhos para as drogas, destruírem seus casamentos e não fazemos nada. Temos uma arma poderosa que é a palavra de Deus e não utilizamos. Talvez não percebemos, mas como Pilatos, estamos lavando nossas mãos.

Na semana passada foi destaque aqui no Brasil, o caso de um menino de 15 anos de São Paulo, que morreu provavelmente de fome, preso em um quarto por sua mãe, uma pessoa visivelmente perturbada. Por pouco, sua irmã de 04 anos não teve o mesmo destino. Os vizinhos ficaram assustados, os parentes ainda não acreditam  no ocorrido. Quando soube disto sentí um peso muito grande sobre mim. Apesar de não conhecê-los, isto também é um problema meu! E se fosse ao lado da minha casa? Como eu, sendo conhecedor da palavra de Deus, ficaria? Como me sentiria? E minha consciência?

Aquele, pois, que sabe fazer o bem e não o faz, comete pecado. (Tiago 4:17)

Nós somos o sal da terra, mas se não estamos salgando, estamos lavando nossas mãos! Nós somos luz do mundo, mas se não iluminamos,estamos lavando também nossas mãos. Muitas vezes, para não ter que escolher entre o certo e o errado lavamos nossas mãos. Mas não pode ser assim!

Não podemos esconder Jesus do mundo. A palavra de Deus é poderosa para transformar, libertar, salvar.
Então por que guarda-lá dentro das igrejas? Por que não levamos para quem precisa? As almas que se perdem são nossa responsabilidade. O trabalho na igreja é importante, mas fora dela é muito mais. Jesus  nos ordenou para pregarmos a toda a criatura. Isto é imediato, vivemos em tempos difíceis e precisamos ajudar aqueles que necessitam.

Pense nisto: A água lava as mãos, mas não limpa uma consciência manchada!

Sem mais, fiquem na Paz!

Fábio

sexta-feira, 22 de abril de 2011

QUAL O FUTURO DE NOSSAS CRIANÇAS? PARTE 2 - BULLYNG

Resolvi escrever sobre bullyng pois tenho visto muitas reportagens sobre o assunto e o quanto ele tem crescido e causado muitos transtornos para crianças.  adolescentes e jovens, inclusive muitos têm tirado a própria vida por não suportarem este tipo de pressão. O problema precisa ser tratado como social, mas nós sabemos que por trás disto existe uma atuação maligna muito grande. O Diabo desde o início tenta destruir o homem criado por Deus. A família tem sido alvo constante dos seus ataques, e as crianças também. Sabemos que a família é a base da sociedade, se não houver familia a sociedade se destrói. E quem constitui as famílias de amanhã? São as crianças que hoje!


A palavra inglesa bullying ainda não tem uma tradução para o português, mas significa valentão, brigão, ameaça ou intimidação e embora seja ainda pouco conhecida, refere-se a uma prática freqüente entre crianças, adolescentes e até jovens nas escolas. Trata-se de ameaças fisícas ou verbais repetitivas contra uma ou mais pessoas, feitas também por uma ou mais pessoas. Não está restrito ao sexo masculino, as meninas também são alvos. Um exemplo disto é que muitas meninas tem buscado até cirurgia de redução de estomago para emagrecerem e aumentarem a auto-estima e para não serem alvo de brincadeiras de suas amigas ou amigos. Também tem crescido o chamado cyberbullyng, com o mesmo teor do bullyng, mas praticado através de rede sociais e com maior abrangência por se disseminar muito rápido.   Algumas ações estão sendo tomadas para combater estas práticas, inclusive existem projetos de Lei no Brasil que obrigam as escolas a tratarem o problema,  mas são poucas frente ao crescimento das agressões que presenciamos diariamente nos meios de comunicação.

Como já dissemos aqui, as crianças são o futuro da sociedade. Elas serão os adultos de amanhã, formarão famílias, ocuparão cargos nas empresas, serão os obreiros da Igreja. Mas que tipo de crescimento terão se desde pequenos sofrem agressões fisícas, moral, sexual entre outras? O bullyng é um reflexo dos valores deturpados que nossas crianças aprendem no seu dia a dia. Os que o praticam, são aqueles que tem os seu valores educativos baseados em jogos de videogame(tem até um jogo com nome de Bullyng), programas televisivos ou ainda, uma má formação no lar. Isto mesmo! Infelizmente, muitos adquirem este comportamento dentro de casa. Isto ocorre quando veem a falta de respeito entre seus pais, discussão constantes que terminam em agressão fisíca e outras coisas mais. Depois, vão para a escola com toda aquela carga emocional e descarregam nos colegas mais fracos causando um tremendo mal. Isto vai se tornando cada vez maior, como uma bola de neve, crescendo a cada dia.


A palavra de Deus é clara quando diz:  Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele. (Provérbios 22:6).  Quando ensinamos as nossas crianças a terem respeito pelo próximo e mostrarmos a elas que precisam respeitar os limites impostos, estamos dando a chance de serem adultos melhores, que também formem famílias melhores, estruturadas e abençoadas por Deus. Não podemos abrir mão da correção. Pais ausentes mediante a correria do dia a dia, costumam compensar seus filhos com falta de limites,ou seja, como passam o dia fora não  os corrigem quando estão juntos. Estas crianças poderão terem problemas para se adaptar ao limites na escola ou no convívio com o colegas. Isto pode ser uma brecha para que ela possa se tornar um autor do bullyng.

Mas, também tem o outro lado. Tem aquelas crianças que sofrem as agressões! São chamadas de alvos. Muitas acabam se isolando e guardando o sofrimento para sí.  Tenho visto também muitas crianças, filhos de pais cristãos, que por sua educação biblica e de respeito ao próximo são menosprezadas nas escolas se tornando alvos de perseguição por seus amigos e até professores. Precisamos estar preparados para isto. Tenho uma filha de onze anos que passou por esta situação e não é fácil. Conhecer os sinais de uma criança que está sofrendo bullyng é importante para ajuda-lá a lidar com a situação.

Veja alguns fatores que mostram que algo de errado está acontecendo com a criança ou adolescente:

  • Demonstrar falta de vontade de ir à escola.
  • Sentir-se mal perto da hora de sair de casa.
  • Pedir para trocar de escola.
  • Revelar medo de ir ou voltar da escola.
  • Pedir sempre para ser levado à escola.
  • Mudar freqüentemente o trajeto entre a casa e a escola.
  • Apresentar baixo rendimento escolar.
  • Voltar da escola, repetidamente, com roupas ou livros rasgados.
  • Chegar muitas vezes em casa com machucados inexplicáveis.
  • Tornar-se uma pessoa fechada, arredia.
  • Parecer angustiado, ansioso, deprimido.
  • Apresentar manifestações de baixa auto-estima.
  • Ter pesadelos freqüentes, chegando a gritar "socorro" ou "me deixa" durante o sono.
  • "Perder", repetidas vezes, seus pertences, seu dinheiro.
  • Pedir sempre mais dinheiro ou começar a tirar dinheiro da família.
  • Evitar falar sobre o que está acontecendo, ou dar desculpas pouco convincentes para tudo.
  • Tentar ou cometer suicídio.
É importante que os pais tenham uma relação aberta de diálogo com os filhos. As crianças precisam confiar em seus pais para ajudá-las nesta hora. Tudo o que seu filho conta precisa ser levado em consideração, não despreze ou ache que aquilo que ele falou é algo bobo e de pouca importância. Lembre-se: o bullying não é bobagem ou brincadeira de mau gosto, trata-se de agressão psicológica e muitas vezes física, que deixa marcas para toda uma vida.  Só o fato de ouvir a criança já é uma maneira de poder detectar o problema e tentar solucioná-lo.

Definitivamente incentivar a criança a ser violenta também não é uma forma de combater a situação. Em alguns casos crianças que sofrem o bullyng e reagem podem também se tornar um praticante dele. Recentemente um vídeo ficou muito famoso na internet sobre um menino chamado Casey Heynes que ficou conhecido como Zangief Kid (nome dado baseado em um jogo de videogame). Ele reagiu as constantes agressões que sofria na escola e foi muito elogiado por isto. Descobriram depois, inclusive sua família, que ele já havia até pensado em suícidio. A reação dele foi violenta e como eu já disse não é a forma de combater este mal.

Além de conversar bastante com as crianças temos mais algumas formas de tratar da questão:
  • as escolas precisam de um programa de prevenção e combate a este tipo de situação;
  • aqueles que são praticantes deste tipo de violência precisam ser corrigidos e tratados na causa;
  • ouvir sempre o que as crianças tem a dizer;
  • Observar o comportamento dos filhos, eles podem serem os alvos ou autores;
  • respeitar e amar o próximo deve ser o lema da família.
O extremo do sofrimento que o bullyng causa, como já vimos, pode levar ao suícidio. O único com interesse para destruir as crianças, adolescentes ou jovens é o Diabo. Ele está sempre procurando meios para nos destruir. Crianças com baixo rendimento, baixa estima, com problemas psicológicos podem estar dentro das igrejas também. Os professores na escola dominical precisam estar atentos e ajudar na orientação também.

Oremos continuamente por todas as crianças, os adolescentes e os jovens. Não podemos deixá-los de lado.
Eles precisam estar firmados na Rocha que é Cristo para enfrentarem todo tipo de luta que vem, sejam de ordem carnal ou espiritual. Que Deus abençoe a nós todos!


Sem mais fiquem, na Paz!

quarta-feira, 20 de abril de 2011

O CUIDADO DE DEUS

Não se vendem cinco passarinhos por dois ceitis?
E nenhum deles está esquecido diante de Deus.
E até os cabelos da vossa cabeça estão todos contados.
Não temais pois; mais valeis vós do que muitos passarinhos.
(Lucas 12.6-7)



Não é possível mensurar o tamanho do nosso Deus. Tudo que conhecemos não é suficiente para compararmos com Ele. O nosso entendimento é limitado e não alcança toda a Sua grandeza. Apesar disto, podemos ver como nosso Deus é detalhista, e com todo o poder que Ele possui, o enxergamos  nas pequenas coisas também. Olhemos para a natureza, para os animais, o ar, o mar e tudo o que Ele criou. Note que tudo é muito lindo e tudo possui detalhes magnificos, nas cores, no desenvolvimento, no ciclo de vida e etc. Esta preocupação que Deus demonstra com os detalhes, também é para com nossa vida.

Passarinhos sem valor para os homens, não ficam esquecidos diante de Deus. Até do nossos fios de cabelo Ele cuida a ponto de ter todos contados. Você pode imaginar tamanho cuidado? Saiba que uma pessoa normal pode ter de 120 a 150 mil fios de cabelo na cabeça. Quando falamos  "pode ter" é porque nunca ninguém contou para saber com exatidão. Mas Deus sabe ! O cabelo cresce cerca de 20 centímetros por ano. Depois de três anos, o fio de cabelo será substítuido por outro, que nasce no mesmo poro. Pense que com todas estas alterações e substituição do cabelo velho pelo novo, Deus ainda tem todos contados.

Este é o nosso Deus! Grande! Poderoso! Extremamente Detalhista e Amoroso! Está no controle de tudo. Ele nos ama de maneira tal que nada passa desapercebido. Saiba que devemos retribuir este amor, agradecidos por que Ele tem cuidado de nós.

Sem mais, fiquem na Paz! 

segunda-feira, 18 de abril de 2011

TEM FOGO AÍ ?


"E, por se multiplicar a iniqüidade, o amor de muitos esfriará." (Mateus 24:12)

O ser humano a cada dia fica mais insensível. A frieza expressada mediante aos fatos que deveriam comover é de assustar. Recentemente, após o assassinato de 12 crianças na escola em Realengo-RJ, várias comunidades surgiram no Orkut apoiando o assassino, ou parabenizando de alguma forma. As pessoas realmente estão com a mentes e sentimentos cauterizados. Onde está o amor pelo próximo? Como um fato que deveria nos deixar tristes, preocupados, abatidos, pode trazer a tona sentimentos de satisfação ou de vanglória? Muitos não tem mais amor nenhum, os seus corações estão frios, outros já estão num estado de hipotermia.

A hipotermia ocorre quando a temperatura corporal do organismo cai abaixo do normal (35°C), de modo não intencional. Aqueles que estão neste estado em relação ao amor, foram aos poucos colocando entulhos no coração, que fizeram a chama apagar ao ponto de não sentirem  mais nada. Na hiportemia se a temperatura ficar abaixo de 32°C, a condição pode ficar crítica ou até fatal. Não podemos deixar que isto ocorra nas nossas vidas ou ao nosso redor. Para combater esta hiportemia sentimental temos que despertar a chama do amor dentro das pessoas. Jesus fez isto! O Seu amor por nós é muito grande. E assim como Ele nos amou, mostrou que devemos amar o nosso semelhante. A dor do nosso próximo tem que ser a nossa, sua alegria também! O amor tem que estar ardendo dentro de nós. Uma pequena faísca pode incendiar grandes territórios. O fogo  quando colocado ao lado do gelo, aos poucos, vai produzindo calor de maneira que o gelo se derrete. Assim também, a chama que existe em nós, pode multiplicar-se e esquentar corações gelados,  mas, se ficar guardada de nada valerá.

Não deixe a chama do amor esfriar dentro do seu coração. Se você tem fogo, coloque para queimar!  

I CORINTIOS 13

"Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine.
E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria.
E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria.
O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece.
Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal;
Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade;
Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.
O amor nunca falha; mas havendo profecias, serão aniquiladas; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, desaparecerá;
Porque, em parte, conhecemos, e em parte profetizamos;
Mas, quando vier o que é perfeito, então o que o é em parte será aniquilado.
Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, discorria como menino, mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino.
Porque agora vemos por espelho em enigma, mas então veremos face a face; agora conheço em parte, mas então conhecerei como também sou conhecido.
Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três, mas o maior destes é o amor."

Sem mais, fiquem na Paz!

quinta-feira, 14 de abril de 2011

LIÇÕES DO TITANIC !


Resultado de imagem para titanicAmanhã fazem 99 anos do naufrágio do Titanic. Nunca nenhum acidente naútico despertou ou ainda desperta tanta curiosidade como este. Passado quase um século ainda é objeto de pesquisa, expedições e estudos.  Este acidente provocou alterações nas leis de navegação e a criação de outras. Os restos do navio ainda estão submersos. Somente em 1985, foi encontrado o lugar do naufrágio do Titanic no fundo do Oceano Atlântico a mais de 3,5 quilômetros de profundidade. A maior parte da madeira,  foi comida por moluscos e a ação do homem com seus equipamentos tem acelerado a deterioração.Além disto, também tem os 'caçadores de troféus' que já retiraram cerca de 6 mil objetos do fundo do mar.
Um breve resumo:

Insubmergível diziam os jornais da época. Assim foi o lançamento do Titanic, em 10 de abril de 1912, quando o navio realizou sua viagem inaugural de Southampton (Inglaterra) rumo a Nova Iorque.  Considerado o símbolo da tecnologia do século XX, o Titanic batia todos os outros grandes barcos dos anos 20 com seu luxo e estrutura. Media 270 metros de comprimento, tinha, entre outras coisas, campos de squash, piscina, sala escura para fotógrafos e elevadores. O barco estava equipado, também, com o sistema Marconi, a mais nova forma de comunicação sem-fios da época.

O navio zarpou com 2.227 pessoas a bordo entre homens, mulheres e crianças, sob o comando do experiente capitão Edward J. Smith, que realizaria sua última viagem antes de se reformar. Os passageiros da terceira classe eram, na maioria, imigrantes que iam para a América em busca de uma chance de trabalho ou fugindo de um passado difícil em seus países.

A viagem transcorreu calma durante os quatro dias. Mesmo recebendo avisos de outros navios sobre a existência de icebergs pelo caminho, o capitão Smith não se importou e dizia que o navio era grande demais para ser abatido por um iceberg. A embarcação continuou navegando em sua velocidade máxima porque, além de ser chamado o mais luxuoso e indestrutível navio existente, os construtores queriam também que ele fosse considerado o mais rápido. Para tanto, deveria alcançar Nova Iorque em menos de uma semana, tempo previsto para a chegada.

Na noite do dia 14 de abril, o comandante Smith já tinha ido dormir e pedira ao 1º oficial, William Murdoch, que assumisse o seu posto e o avisasse de qualquer imprevisto que ocorresse. Por volta de 23h40, o sino do cesto dos vigias tocou três vezes, indicando que algo estava no caminho do Titanic. Murdoch conseguiu ver que surgia à frente do navio uma massa escura de gelo. A ordem foi que se virasse ao máximo a estibordo e se fizesse marcha à ré a toda potência. Entretanto, a medida não foi suficiente para evitar o encontro entre o barco e o iceberg. Parte da massa de gelo arranhou o casco da embarcação sob a linha de água, abrindo um rasgo com mais de 90 metros em seis compartimentos estanques da proa, que foram invadidos pela água.

Um dos construtores do Titanic, Thomas Andrews, que estava à bordo, calculou os estragos causados pelo choque e constatou que o navio tinha duas horas antes de afundar totalmente. Com a inclinação do navio, todos os compartimentos foram tomados pela água, tornando o naufrágio uma certeza matemática e inevitável. O capitão Smith ordenou aos radiotelegrafistas o envio de mensagens de socorro e iniciou os preparativos para que os passageiros abandonassem o navio nos barcos de salvamento. Entretanto, haviam apenas 20 botes que, em sua capacidade máxima, poderiam levar 1.178 pessoas. O número de botes não foi maior porque os proprietários julgavam que colocar mais deles comprometeria a beleza e o conforto do Titanic.

O desespero de tentar se salvar fez com que os primeiros botes saíssem sem a sua capacidade total. Ao final, apenas 705 passageiros conseguiram se salvar. Às 2h20 da manhã do dia 15 de abril, o Titanic submergiu completamente. Os sobreviventes foram resgatados pelo navio Carpathia.

Como um navio insubmergível, construído com a mais alta tecnologia da época, pôde sucumbir nas águas do Atlântico Norte?

Há diversas justificativas para a catástrofe como as condições desfavoráveis do tempo e os defeitos no design e na construção do navio. A visibilidade foi prejudicada pelo rigoroso frio do inverno de 1912 e pela calmaria dos mares polares. Além disso, a falha de nenhum vigia possuir binóculos a bordo, a capacidade da água passar facilmente de um compartimento ao outro, a fragilidade do aço utilizado na construção.

Outros motivos salientados pelos historiadores foram o despreparo da tripulação em situações de risco, a falta de testes do navio em sua velocidade máxima e o fato de os operadores do rádio de transmissão ignorarem os avisos de outros barcos sobre a existência de geleiras no caminho.

Lições espirituais do Titanic

"Assim diz o SENHOR: Maldito o homem que confia no homem, e faz da carne o seu braço, e aparta o seu coração do SENHOR!" (Jeremias 17.5)

Como disse anteriormente muitos estudos, hipóteses e discussões foram feitas sobre este acidente. Por isso quero fazer aqui uma analogia espiritual. Imaginemos o Titanic como sendo nossa vida. Entendemos que ela precisa estar baseada em Cristo. O homem é falho e portanto não devemos depositar nossa confiança inteiramente nele. Muitos acreditaram que o navio "nem Deus afundaria" pois baseavam-se na sabedoria dos engenheiros que o projetaram. Mas, bastou um obstáculo no caminho e tudo foi literalmente  por água abaixo.

"Uns confiam em carros e outros em cavalos, mas nós faremos menção do nome do SENHOR nosso Deus." (Salmos 20:7)

Tudo que envolvia o Titanic era grandioso. O luxo, o tamanho, acomodações, tecnologias modernas, faziam com que as pessoas se achassem seguras ali dentro. Naquela noite o mar estava calmo, o navio em velocidade máxima seguia seu caminho. Muitos avisos foram enviados sobre icebergs mas todos desprezados. No mundo em que vivemos só encontramos segurança em Jesus, podemos estar em qualquer lugar, por mais protegido que seja, se não estivermos debaixo das asas de Jesus corremos perigo.

"...se o SENHOR não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela." (Salmos 127:1)

"Habitarei no teu tabernáculo para sempre; abrigar-me-ei no esconderijo das tuas asas. "(Salmos 61.4)

 O mar estava calmo, acharam que os vigias da torre não precisavam de binóculos. Para que se preocupar se nada pararia aquele gigante dos mares? Na nossa vida espiritual precisamos tomar cuidado com a calmaria.  Quando tudo está calmo a tendência é relaxarmos, baixarmos a guarda. É nesta hora que o Diabo nosso adversário aproveita para tentar nos destruir. Ele aproveita o fato de estarmos desapercebidos para colocar obstáculos na caminhada. 

O nosso Deus está ao nosso redor para nos proteger, para nos mostrar o caminho, ajudar a passar pelas lutas. Muitas vezes desprezamos a sua ajuda e queremos seguir nosso caminho a todo vapor, e de repente, quando não esperamos caímos num buraco, numa armadilha montada para nos destruir. Muitos sinais de alerta enviados ao Titanic foram desprezados. Lembre-se! A palavra de Deus é a nossa bússola, precisamos nos atentar a ela. Deus não nos deixa enganar, está sempre nos alertando. Não despreze a Sua palavra! O Telescópio da nossa Fé (não é propaganda do blog, rsrs), ajuda a enxergarmos o que não é visível, por isso devemos sempre usá-lo. A nossa visão é limitada, a de Deus não!

A batida no Iceberg foi inevitável, agora em questão de duas horas afundariam. E para piorar alguém achou que o navio ficaria muito feio e não colocaram botes salva-vidas suficientes. Na nossa vida espiritual não devemos nos preocupar com a aparência exterior, o importante são os frutos produzidos. Na hora do naufrágio, ninguém olhou para o Titanic, se estava feio ou bonito, cada um queria se salvar. Neste momento os botes seriam mais importantes. Talvez alguém da sua familia, amigos ou do seu trabalho achem você incoveniente por ser um cristão e falar das coisas de Deus para eles. Mas, tenha certeza que quando precisarem ouvir palavras de consolo é a você que procurarão.

Deus é o meu rochedo, nele confiarei; o meu escudo, e a força da minha salvação, o meu alto retiro, e o meu refúgio. O meu Salvador, da violência me salvas. (2 Samuel 22.3)

Sem mais, fiquem na Paz!

sábado, 9 de abril de 2011

TIRANDO A LAMA !

Toda criança gosta de brincar na terra, no barro ou na lama. Eu também não fui diferente, chegava todo sujo e meus pais não permitiam que eu entrasse em casa. Eles não deixavam de me amar por causa da sujeira, mas, eu precisava me lavar primeiro, depois então entrava, sentava, comia e falava com meus pais. O pecado do homem é como a lama e o separa de Deus. "Eis que a mão do Senhor não está encolhida, para que não possa salvar; nem surdo o seu ouvido, para não poder ouvir. Mas as vossas iniquidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que vos não ouça” (Isaías 59:1-2).

Deus não deixa de amar o homem por causa do seu pecado, mas este pecado impede o homem de ter uma comunhão profunda com Deus e desfrutar de seus beneficios. Davi clamou para que Deus o tirasse do lamaçal de pecados e assim aconteceu."Tirou-me dum lago horrível, dum charco de lodo, pôs os meus pés sobre uma rocha, firmou os meus passos."(Salmos 40.2). 

 O homem que quer se aproximar de Deus precisa ser limpo. As vezes a situação é tão grave que ele se sente em um lamaçal, não consegue mover-se, andar e precisa de ajuda. Nesta hora é necessário clamar a Deus que Ele tira você, te lava, coloca vestes novas, faz você andar em lugares altos.

Sem mais, fiquem na Paz!

quinta-feira, 7 de abril de 2011

MAIS GRATO A TI...JESUS!



O homem por detrás do balcão olhava a rua de forma distraída. Uma garotinha se aproximou da loja e amassou o narizinho contra o vidro da vitrine.
Os olhos da cor do céu, brilhavam quando viu um determinado objeto.
Entrou na loja e pediu para ver o colar de turquesa azul.
- É para minha irmã. Pode fazer um pacote bem bonito?, diz ela.
 dono da loja olhou desconfiado para a garotinha e lhe perguntou:
- Quanto de dinheiro você tem?
Sem hesitar, ela tirou do bolso da saia um lenço todo amarradinho e foi desfazendo os nós. Colocou-o sobre o balcão e feliz, disse:
- Isso dá?
Eram apenas algumas moedas que ela exibia orgulhosa.
- Sabe, quero dar este presente para minha irma mais velha. Desde que morreu nossa mãe ela cuida da gente e não tem tempo para ela. É aniversário dela e tenho certeza que ficará feliz com o colar que é da cor de seus olhos.
O homem foi para o interior da loja, colocou o colar em um estojo, embrulhou com um vistoso papel vermelho e fez um laço caprichado com uma fita verde.
- Tome!, disse para a garota. Leve com cuidado.
Ela saiu feliz saltitando pela rua abaixo. Ainda não acabara o dia quando uma linda jovem de cabelos loiros e maravilhosos olhos azuis adentrou a loja. Colocou sobre o balcão o já conhecido embrulho desfeito e indagou:
- Este colar foi comprado aqui?
- Sim senhora.
- E quanto custou?
- Ah!, falou o dono da loja. O preço de qualquer produto da minha loja é sempre um assunto confidencial entre o vendedor e o cliente.
A moça continuou:
- Mas minha irmã tinha somente algumas moedas! O colar é verdadeiro, não é?
Ela não teria dinheiro para pagá-lo!
O homem tomou o estojo, refez o embrulho com extremo carinho, colocou a fita e o devolveu à jovem.
- Ela pagou o preço mais alto que qualquer pessoa pode pagar. ELA DEU TUDO O QUE TINHA.
O silêncio encheu a pequena loja e duas lágrimas rolaram pela face
emocionada da jovem enquanto suas mãos tomavam o pequeno embrulho.

Comentário

O preço que Jesus pagou na cruz ninguém poderia pagar. Para perdão dos nossos pecados Ele deixou Toda a Sua glória e entregou a Sua vida. Fez isto incondicionalmente, por amor a nós. Esta é a verdadeira
doação. 

"Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos." (João 15.13)

"Bem como o Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir, e para dar a sua vida em resgate de muitos." (Mateus 20:28)

Por isto nunca esqueçamos de agradecer a Deus por tudo o que tem feito e o que ainda vai fazer. Precisamos deixar de lado as nossas necessidades e somente agradecer, pois Ele merece toda honra, glória e louvor!

"Sempre dou graças ao meu Deus por vós pela graça de Deus que vos foi dada em Jesus Cristo."   (1 Corintios 1:4)

Sem mais, fiquem na Paz!

terça-feira, 5 de abril de 2011

TENTAÇÃO, PECADOS E CONSEQUÊNCIAS !

"Portanto nós também, pois que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo o embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com paciência a carreira que nos está proposta. " (Hebreus 12.1)

Conforme o escritor aos Hebreus "o pecado nos rodeia de perto". Realmente, ele está a um clic de mouse, a um apertar da tecla do controle remoto da TV, a uma ligação telefônica para um disk alguma coisa. Está ao nosso lado, na empresa que trabalhamos, está no "Happy Hour" com os amigos e etc.  Com o advento de novas tecnologias como a internet, vieram as facilidades, inclusive a de pecar. Basta digitar uma palavra no Google e milhares de páginas abrem-se diante dos seus olhos. Sendo assim, a nossa atenção precisa ser redobrada, pois o pecado depois de consumado traz consigo as consequências, inclusive a morte.

Fique atento! Para o pecado ser consumado algumas portas precisam ser abertas antes. Portanto, não podemos vacilar. Precisamos mantê-las fechadas. Veja:

Tentação: é um estímulo ou indução a um ato que pareça atraente, ainda que seja inapropriado ou contradiga alguma norma ou convenção social sendo, consequentemente, proibido.

"Cada um, porém, é tentado pela própria cobiça, sendo por esta arrastado e seduzido.
Então a cobiça, tendo engravidado, dá à luz o pecado; e o pecado, após ter-se consumado, gera a morte." (Tiago 1.14-15 NVI)

Conforme Tiago nos ensina, a tentação se constitui num processo que passo a passo leva ao pecado:

1- Primeiro vem a atração pelos sentidos: visão, audição, olfato, gosto e tato;

2- Engodada pela própria consciência, a pessoa é atraída, seduzida;

3- Concepção do desejo: Na mente e nos pensamentos o desejo é concebido. Só se faz o que se pensa. "Porque do interior do coração dos homens saem os maus pensamentos, os adultérios, as prostituições, os homicídios, os furtos, a avareza, as maldades, o engano, a dissolução, a inveja, a blasfêmia, a soberba, a loucura. Todos estes males procedem de dentro e contaminam o homem."(Marcos 7.21-23). Neste ponto, ainda se pode evitar o pecado.

4- O pecado é gerado: Ainda na mente, já nasce o pecado.

5- A consumação do pecado gera morte de ordem fisíca e espiritual. Nesse ponto, só há solução se houver arrependimento, em vida.

Quando analisamos o pecado de adultério de Davi, concluímos que houve pelo menos três fatores para a concepção de tal pecado:

1- Davi estava ocioso(o povo foi a guerra e ele ficou no palácio). Dormiu até tarde, se levantou e foi até a sacada;

2- Viu uma mulher tomando banho, poderia ter se virado e entrado, mas continuou admirando (atraído pelo que viu);

3- Aproveitou-se da posição que ele ocupava e mandou buscar a mulher (deu a luz a cobiça);

4- Pecado consumado! Deitou-se com a mulher, adulterou.

Não podemos deixar de salientar que antes de Davi pecar ele teve chance de voltar, inclusive foi avisado por seus servos sobre a mulher: "...Porventura não é esta Bate-Seba, filha de Eliã, mulher de Urias, o heteu?" (II Samuel 11.3), mas ele não quis saber. 

A tentação é uma realidade bem presente. Ninguém está imune. Ser tentado não é pecado, mas ceder sim.   O pecado consumado atinge outras pessoas, além daquele que o cometeu. A partir do seu pecado, Davi começou a descer ladeira abaixo. Cometeu homicidio matando o marido de Bate-Seba, ela ficou grávida, a criança nasceu e morreu logo depois. O pecado destrói a juventude, a família, a saúde. O pecado é oportunista. Contra tais instrumentos, utilizados para originar a tentação e em seguida a concepção do pecado, a Palavra de Deus nos adverte várias vezes, afim de que este não gere a morte.

“Abstende-vos de toda a aparência do mal” (1 Ts 5.22).

O pecado traz consequências emocionais, espirituais e físicas. “Por causa disso [do pecado], há entre vós muitos fracos e doentes e muitos que dormem” (1 Co 11.30). A Palavra de Deus adverte: “Confessai as vossas culpas uns aos outros e orai uns pelos outros, para que sareis; a oração feita por um justo pode muito em seus efeitos” (Tg 5.16). Somente Jesus pode perdoar nossos pecados. É necessário arrependimento e abandono das práticas pecaminosas. "O que encobre as suas transgressões nunca prosperará, mas o que as confessa e deixa, alcançará misericórdia." (Provérbios 28:13). Davi pôs em prática isso e clamou ao Senhor: “[…] Tem piedade de mim; sara a minha alma, porque pequei contra ti” (Sl 41.4). Deus teve misericórdia e o perdoou, mas ele sofreu todas as consequências.

Lembre-se:

"Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo." (1 João 2:1)

Sem mais, fiquem na Paz!

sexta-feira, 1 de abril de 2011

01 DE ABRIL - MENTIRAS X VERDADES

Hoje é dia 01 de abril, comumente conhecido em boa parte do mundo como o "dia da mentira". Muitos comemoram a mentira pregando peças, enganando alguém, mentindo por brincadeira e etc. Não se sabe ao certo a origem deste dia, existem muitas especulações. Aqueles que conhecem a palavra de Deus sabem que Ele abomina a mentira."Vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai. Ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira." (João 8:44).

A mentira está tão intriseca no ser humano, que ele acaba por acreditar nela e faz disto um apoio para suas crenças infundadas. Prefere acreditar numa mentira, para não enxergar a verdade a sua frente . Vejamo alguns exemplos disto:

Mentira - Todos os caminhos levam a Deus!

Verdade - Existe um só caminho que leva o homem até Deus: Jesus Cristo! Somente aceitando a Cristo como seu único Salvador e acreditando no seu sacrificio na cruz, para perdão dos nossos pecados é que podemos encontrar a Deus! "Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim." (João 14:6). Observe que é só Jesus quem pode fazer isso. Outros caminhos podem levar a morte! "Há um caminho que parece direito ao homem, mas o seu fim são os caminhos da morte." Provérbios 16:25

Mentira - Deus só quer o coração! Faço o que quiser do meu corpo!

Verdade - Deus nos criou e nos deu um corpo, alma e espiríto e precisamos cuidar de tudo da melhor maneira possível, pois prestaremos conta diante de Deus. "Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus."
( 1Coríntios 6:20). O nosso corpo precisa também glorificar a Deus, isso inclui até a nossa saúde fisíca. Será que estamos descansando o suficiente?Estamos comendo coisas saúdaveis? Estamos fazendo a higiene corretamente? E não para por aí. Veja: "Fugi da prostituição. Todo o pecado que o homem comete é fora do corpo; mas o que se prostitui peca contra o seu próprio corpo." (1 Coríntios 6:18). Ainda temos; "...Mas o corpo não é para a prostituição, senão para o Senhor, e o Senhor para o corpo. "(1 Coríntios 6:13). E por último: "Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional." (Romanos 12:1)

Mentira -  Não tem mais jeito para mim! Ninguém pode me ajudar!

Verdade - Para Deus não existe impossível ! Ele pode mudar tudo em sua vida ! Nada pode impedir o agir de Deus! Mas temos que querer que Ele faça! "Ainda antes que houvesse dia, eu sou; e ninguém há que possa fazer escapar das minhas mãos; agindo eu, quem o impedirá? Isaías 43:13. Ele sabe tudo o que se passa com você. Não existe nada escondido de Deus! Nada nos separa do seu amor! "Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada?" (Romanos 8:35).

Mentira- O inferno não existe!

Verdade - O inferno é real. Jesus deixou diversas advertências para nós. Temos que viver uma vida reta perante Deus para nos desviarmos do inferno. "Para o entendido, o caminho da vida leva para cima, para que se desvie do inferno em baixo." (Provérbios 15:24). Precisamos viver uma vida de santidade. "E, se o teu olho te escandalizar, arranca-o, e atira-o para longe de ti; melhor te é entrar na vida com um só olho, do que, tendo dois olhos, seres lançado no fogo do inferno." (Mateus 18:9). Precisamos vigiar e estar sempre buscando a Deus!  

Mentira - A Biblia foi escrita por homens ! É um livro como qualquer outro!

Verdade - A Biblia foi escrita por homens inspirados por Deus! É a palavra de Deus!  Precisa ser lida, estudada e meditada! Ela não foi escrita para provar que existe Deus, mas ela já inicia baseada na sua existência! A Biblia é Cristocêntrica, todos os seus livros apontam para Jesus! É o livro mais lido do mundo ! É a nossa bússola!  "Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo." (2 Pedro 1.21).
"Por isso também damos, sem cessar, graças a Deus, pois, havendo recebido de nós a palavra da pregação de Deus, a recebestes, não como palavra de homens, mas (segundo é, na verdade), como palavra de Deus, a qual também opera em vós, os que crestes." (1 Tessalonicenses 2.13)

Neste "dia da mentira"  olhemos para Jesus. Ele é a nossa verdade ! (João 14.6)
"E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará." João 8:32

Sem mais, fiquem na Paz!

Leia também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...